Mendelics e Hospital Sírio Libanês desenvolvem teste rápido e baixo custo para Covid-19

O novo teste molecular para COVID-19, desenvolvido pela Mendelics em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, identifica a presença do SARSCoV2 em amostra de saliva durante o período de infecção ativa do vírus.

O protocolo é baseado na técnica de amplificação isotérmica mediada por loop com transcriptase reversa (reverse transcriptase loop-mediated isothermal amplification, RT-LAMP). É simples, preciso com resultados prontos em até 24 horas.

O SARS-CoV2 é um vírus de RNA e, por isso, o teste inclui uma etapa de transcrição reversa (RT), na qual o RNA é transformado em DNA. Em seguida, regiões específicas do vírus são amplificadas milhares de vezes por meio da técnica de LAMP. Na LAMP, a amplificação é feita em temperatura fixa, por cerca de uma hora, em um termociclador convencional. Essa estratégia é eficiente e específica, gerando até 109 cópias da região alvo em apenas uma hora. O teste de RT-LAMP é realizado diretamente na saliva do paciente.

Características do teste

Em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, o RT-LAMP foi feito com testagem paralela de RT-PCR, técnica padrão ouro para diagnóstico do COVID-19. O estudo demonstrou que o teste RT-LAMP tem especificidade e sensibilidade equivalentes ao RT-PCR.

A estratégia de LAMP já é amplamente utilizada para diagnóstico de diversas outras doenças infecciosas, como Dengue, Chikungunya e Hepatite Ae Zika1,2. Até o momento, testes baseados em RT-LAMP e RT-PCR foram os únicos testes moleculares aprovados pelo FDA para detecção de COVID-19.

Além do protocolo ser mais simples e rápido do que o RT-PCR, o RT-LAMP não requer o uso de aparelhos laboratoriais complexos, como termociclador em tempo real ou de reagentes em falta na pandemia. Assim o RT-LAMP tem grande escalabilidade, permitindo o processamento de milhares de amostras diariamente, e reduzindo significativamente o custo da testagem.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários