NewsNewsletter

Empresária da área da saúde dá dicas para quem deseja empreender no setor

0

Empreender é sempre um grande desafio tanto para iniciantes quanto para quem já atua na área há algum tempo. É crucial começar investindo em um bom planejamento estratégico e financeiro. Caso contrário, seu negócio já estará comprometido antes mesmo de estrear no mercado.

Segundo Paula Piazi, idealizadora do marketplace de saúde Saúde Pra Já, diz que sem dúvida empreender é mais arriscado do que uma carreira empresarial ou em um cargo público e as incertezas são muitas. “É preciso muita energia para planejar e colocar um empreendimento de pé. Por outro lado, construir uma solução do zero, compartilhar uma visão, dar oportunidade de trabalho para outras pessoas e criar uma equipe com uma cultura voltada para o mesmo objetivo, não tem preço.”

Em um período cheio de dúvidas e instabilidade, Paula conta que lançou o Saúde Pra Já, site de buscas de exames e consultas com preços acessíveis, com o propósito de ajudar o setor em maior evidência no momento. O ano era 2020 e a pandemia estava com picos altos de contaminação da covid-19. Mesmo não parecendo o melhor cenário, Paula sentiu que era a hora de lançar o projeto mais desafiador da sua vida. “A pandemia trouxe dificuldades para o setor de saúde, como o medo das pessoas de procurar atendimento presencial e se contaminarem. Nesse período foi regulamentada a telemedicina e surgiram diversos novos negócios, de forma que o investimento em healthtechs atingiu US$ 472 milhões, mais que o triplo do valor investido durante 2020, quando foram aportados US$ 127,8 milhões. O empreendedor precisa buscar a oportunidade mesmo na crise. Se você não começar hoje, então quando começará?”, ressalta.

Segundo Paula, é importante ter a vontade de empreender, mas antes de tudo você tem que saber no que investir. Você só vai saber com estudo e entendimento profundo dos problemas. Para ela boas ideias não surgem de repente, pois elas não dependem apenas de inspiração. É necessário conhecer profundamente, para entender os problemas que existem, e então ser capaz de pensar em soluções eficientes. A dica é clara: pesquise e leia muito.

Além dos desafios, que certamente encontrará, o empreendedor precisa pensar no impacto que o negócio trará para a vida das pessoas. No caso do Saúde Pra Já, o site tem uma missão muito maior: ajudar pessoas que dependem do SUS e não tem plano de saúde a encontrar serviços particulares com preços mais acessíveis. De acordo com Paula, uma das maiores dores dos pacientes está em conseguir contatar clínicas e consultórios, de forma que o Saúde Pra Já facilita muito esse contato. 

Outra dica muito importante para qualquer um construindo um novo negócio, depois de conhecer o mercado e obter dados de outros estudos, é conhecer as pessoas que passam pelo problema que você quer resolver. “Ver a situação e falar com seu público-alvo traz muito mais insights, que serão essenciais para as tomadas de decisão e para saber como se comunicar”, sinaliza Paula. 

Mas a dica mais importante para começar toda a jornada de empreendedorismo é: Se você acredita na sua ideia de negócio, todo o risco vale à pena. “Quando o negócio é seu, você se dedica a algo em que acredita, baseado nos seus valores e isto pode ser muito prazeroso”, finaliza.

A.C.Camargo Cancer Center abre as inscrições para o 1º Prêmio Inovações Pela Vida

Artigo anterior

Estudantes obtêm prêmio com projeto sobre transporte de medicamentos

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar

Mais News