A Faculdade Sírio-Libanês fechou uma parceria exclusiva com a Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, um dos mais tradicionais centros acadêmicos do mundo, marcando o início de uma colaboração entre as instituições de ensino para o desenvolvimento de atividades conjuntas em diferentes domínios de formação, investigação científica e projetos específicos.
Entre esses projetos está a introdução de duas novas disciplinas curriculares nos cursos de Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade Sírio-Libanês. As matérias serão ministradas na Universidade de Coimbra e darão foco a áreas essenciais da formação do profissional de saúde, como apoio em casos de catástrofes e comunicação em situações difíceis. “Vamos oferecer aos estudantes uma oportunidade única de experiência internacional e uma ampliação significativa de suas perspectivas educacionais”, diz Luiz Fernando Lima Reis, diretor de pesquisa do Sírio-Libanês.
Os cursos são apenas o primeiro passo nessa parceria, que incluirá também oportunidades de formação para profissionais de saúde nas áreas assistenciais e de gestão de saúde. O acordo abrange parcerias internacionais entre professores, pesquisadores e estudantes, além da preparação de propostas para a condução de projetos de pesquisa, atividades de inovação e troca de conhecimento entre as instituições de ensino. “Estamos empenhados na criação conjunta de um programa de pós-graduação inovador, nomeadamente na área de Biomedicina e Engenharia Biomédica. Em breve, teremos novidades”, diz a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra para o Ensino e a Atratividade, Cristina Albuquerque.