NewsNewsletter

LACNIC divulga crescimento dos domínios covid e coronavírus na Internet

0

O LACNIC – Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e Caribe – teve acesso aos números do crescimento dos domínios covid ou coronavírus na Internet no início da pandemia, o que chamou a atenção de especialistas.

No início de janeiro, os novos domínios caíram para 60; em fevereiro, atingiram um pico de 500 a 1.000 registros por dia, e entre o final de fevereiro e março, houve picos de mais de 5.000 registros diários de domínios covid ou coronavírus. “As palavras mais utilizadas no domínio falso foram corona, covid2019 ou covid19”, comenta Carlos Martínez Cagnazzo, gerente da área técnica do LACNIC.

Este aumento significativo foi detectado por comunidades e grupos técnicos, com o objetivo de descobrir possíveis fraudes. “Existem grupos criminosos que possuem infraestruturas armadas para cometer delitos em situações favoráveis, onde se verifica um aumento do tráfego na Internet. O objetivo dos CSIRTs (Centro de Resposta a Incidentes de Segurança Informática), juntamente com outras organizações que combatem o cibercrime, é desmantelar essa infraestrutura”, completa Martínez.

O executivo ainda acrescentou que o desafio não é apenas baixar uma ligação fraudulenta, mas sim desmantelar toda a infraestrutura, pois a partir daí podem ser lançadas várias campanhas dinâmicas e paralelas.

O LACNIC recomenda que as organizações informem às vítimas de possíveis fraudes e desenvolvam programas para a notificação precoce dos usuários.

Setor farmacêutico alerta sobre atraso na rastreabilidade dos medicamentos

Artigo anterior

Quebec recruta profissionais de enfermagem para trabalhar no Canadá

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News