Afya tem lucro líquido de R$ 98,2 milhões, crescimento de 22,1% dentro do trimestre

A Afya Limited, líder de educação e soluções digitais médicas, anunciou nesta segunda-feira, 13, os resultados financeiros e operacionais do terceiro trimestre de 2023 juntamente com o consolidado dos primeiros nove meses do ano. Os números referem-se aos resultados até 30 de setembro.

A empresa registrou uma consistente expansão do negócio. A receita líquida nos três segmentos de atuação da companhia – graduação, educação continuada e serviços digitais— apresentou um significativo crescimento, finalizando o período com uma sólida geração de caixa. No último trimestre, a empresa foi listada na B3 com a negociação de BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

Crescimento no trimestre

A receita líquida ajustada do terceiro trimestre aumentou 24,6% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 723 milhões. Excluindo aquisições, a receita cresceu 13,6%.

O EBITDA ajustado do terceiro trimestre aumentou 21,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando R$278,4 milhões, com uma margem EBITDA ajustada de 38,5%. Sem as aquisições da empresa em 2023, o EBITDA ajustado cresceu 8,9%, com uma margem EBITDA ajustada de 37,8%.

Combinados, os resultados reafirmam a correta execução da estratégia da empresa. “Os números revelam que nosso crescimento é consistente e contínuo. Estamos evoluindo a passos largos e fortalecendo nossa visão para transformar a saúde junto com quem tem a medicina como vocação”, destaca Virgilio Gibbon, CEO da Afya.

Visão do ano 

A Afya comemora resultados igualmente expressivos em relação aos últimos nove meses. A receita líquida ajustada neste período aumentou 24,4% em relação a 2022 para R$ 2.144,6 milhões. Excluindo aquisições, a receita líquida ajustada cresceu 13,5%.

O EBITDA ajustado dos nove meses aumentou 21,8% em relação ao ano anterior, atingindo R$876,8 milhões, com uma margem EBITDA ajustada de 40,9%. Desconsiderando as aquisições, o EBITDA ajustado cresceu 10,5%, com uma margem EBITDA ajustada de 40,6%.

A Afya atingiu uma conversão de caixa de 109,3%, gerando R$933,8 milhões de fluxo de caixa das atividades operacionais, o que resultou numa sólida posição de caixa de R$822 milhões e na manutenção do baixo nível de endividamento da companhia.

Segmentos de atuação

A Afya vem se consolidando como uma one-stop-shop para médicos, oferecendo educação de qualidade e uma série de soluções para a prática do dia a dia que agregam valor à rotina do médico ao longo de toda sua jornada profissional.

O segmento de educação continuada da Afya, que contempla mais de 70 cursos presenciais e online para médicos em 15 cidades brasileiras, obteve uma excepcional expansão nos primeiros nove meses de 2023 com um crescimento de receita líquida de 43% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Com ferramentas já bastante conhecidas de médicos e estudantes de medicina — como Afya Whitebook, Afya iClinic — o segmento de serviços digitais obteve um aumento na receita líquida da ordem de 22% em comparação aos nove meses do ano anterior. Num país com mais de 560 mil médicos, 1 a cada 3 médicos utiliza uma das soluções da Afya.

O segmento de Graduação seguiu robusto, registrando crescimento de 24% na receita líquida ajustada para os nove meses de 2023 quando comparada ao mesmo período do ano passado. A empresa celebrou a formatura de 46 médicos e médicas da primeira turma do Programa Mais Médicos a concluir a graduação no Brasil. A celebração ocorreu em julho no Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Paraná.

A empresa agrega 21.556 alunos de medicina matriculados em 30 instituições de ensino superior do grupo espalhadas por 14 estados brasileiros. 90% dos cursos de medicina mantidos pela empresa possuem notas 5 ou 4 de acordo com a avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Related posts

Acessibilidade e segurança: interação de pessoas com deficiência visual com a tecnologia de biometria facial

IA aplicada ao estudo personaliza aprendizado e planejamento para prova de residência médica

Güntner abre frente para atender indústria farmacêutica