Klabin cria aplicativo para avaliar a saúde dos colaboradores

Com o objetivo de ampliar as medidas preventivas e de combate ao Coronavírus, a Klabin desenvolveu um aplicativo para agilizar o atendimento dos colaboradores e aproximá-los das equipes médicas de suas operações. Criado em tempo recorde pela equipe de inovação e tecnologia da Companhia, a solução foi programada para atender, inicialmente, a uma demanda da Unidade Florestal do Paraná, que mantém equipes trabalhando em módulos remotos, distantes dos centros urbanos.

Diariamente, antes do início de cada turno, é realizada a aferição de temperatura dos colaboradores. Caso alguma alteração seja percebida, o aplicativo “Klabin Saúde” é acessado por meio da leitura de QR Code presente no crachá do profissional e uma notificação é enviada automaticamente ao médico de plantão, que consegue acessar os dados do prontuário do colaborador. O atendimento é feito praticamente em tempo real, por telefone, e a equipe médica faz uma avaliação do caso e, se julgar necessário, o colaborador é afastado como medida de segurança.

“Testamos o aplicativo nas operações das Unidades Florestais e o resultado foi bastante efetivo. Estamos trabalhando na ampliação para as fábricas da Klabin já com novas funcionalidades. Além de prevenirmos a disseminação do Coronavírus, com o uso do aplicativo podemos fazer uma leitura mais analítica, identificando regiões críticas e mapeando cenários que ajudam na tomadas de decisões”, afirma Sérgio Piza, diretor de Gente e Serviços Corporativos da Klabin.

O aplicativo também disponibiliza um questionário para autoavaliação. Os colaboradores são orientados a preencher o documento antes de cada turno e, caso alguma resposta indique risco de infecção, o médico é avisado e o profissional recebe uma notificação de que não poderá iniciar o trabalho. O contato com o médico é feito na sequência para uma consulta mais detalhada.

Abastecimento da cadeia essencial

Para garantir a manutenção de suas operações, a Klabin ampliou significativamente as suas iniciativas para controle da disseminação do COVID-19 entre os seus colaboradores e a comunidade, intensificou os protocolos de saúde e segurança, incluiu dezenas de ações de contingência na rotina diária dos seus profissionais e reduziu as suas operações ao limite técnico para continuar atuando com segurança.

Mais de 80% da produção de celulose, papéis para embalagens e embalagens de papel da Klabin é direcionada aos segmentos de alimentação (industrializados e in natura), higiene (papel higiênico, lenços, creme dental, entre outros) e limpeza (sabão em pó e sabonete, por exemplo), considerados de primeira necessidade para a população. A Companhia também é a única produtora de celulose fluff no Brasil, insumo primordial para a produção de fraldas descartáveis (infantis e geriátricas). Só no País, a empresa é responsável pelo abastecimento de 50% do mercado.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários