News

Plataforma de inteligência artificial auxilia no combate ao COVID-19

0

A Viziomed, plataforma de Inteligência Artificial (IA) para exames de imagem radiológicos, está disponibilizando para todos os hospitais do Brasil, gratuitamente, uma solução que ajuda a detectar lesões respiratórias provocadas pelo COVID-19 por meio do Rx de Tórax.

A integração com o hospital acontece por meio de um robô que coleta as imagens e envia para a plataforma Viziomed. O sistema está ligado a diversas soluções como raio-x de tórax, mamografia, tomografia de pulmão, derrame cerebral, que após a análise, devolve a sugestão da IA ao fluxo de trabalho do radiologista a fim de ajudá-lo em sua decisão.

Com isso, existe uma enorme redução de custo para os hospitais, acurácia no diagnóstico e diminuição significativa do tempo de análise.

Para o CBO da Viziomed, Filipe Guerra, na pandemia do COVID-19 a demanda no hospital é extremamente elevada, onde um processo automático que auxilia o diagnóstico e indica os casos mais graves para serem atendidos com mais agilidade, torna-se determinante no sucesso do tratamento. “O Raio-X de Tórax é um exame de triagem extremamente importante no enfrentamento do COVID-19. Com a plataforma, é possível que os médicos consigam um prognóstico muito rápido e preciso, podendo fazer o encaminhamento correto dos pacientes seja para casa, quarto ou UTI, podendo liberá-los rapidamente para outros atendimentos”, explica.

Através da plataforma Viziomed, a Prevent Sênior, por exemplo, utiliza a solução em seu fluxo de trabalho diário em quase todos os 12 hospitais da rede. Além disso, a empresa está negociando contratos com 20 novos clientes que juntos realizam cerca de 25 milhões de imagens de raios-X de tórax por ano, entre eles uma multinacional que detém 35 hospitais.

A Viziomed já está integrada a rede UNIMED, filial de Recife e também ao Real Hospital Português e ao Hospital do Câncer de Pernambuco. “Estamos rodando com o software na Prevent Senior, que é primeiro hospital do Brasil a usar IA para combater a COVID-19 e já temos resultados fantásticos”, diz o executivo.

O site gratuito para auxiliar na detecção do COVID-19 é o http://covid19raiox.com.br realizado em parceria com a Prevent Senior.

Klabin cria aplicativo para avaliar a saúde dos colaboradores

Artigo anterior

Einstein e Enebras desenvolvem sistema que reduz contaminação por Covid-19 em ambiente hospitalar

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News