Programa InYou personaliza saúde e estilo de vida a partir da análise de DNA

A ADH – Advanced Digital Health, empresa de capital aberto especializada em tecnologia aplicada à saúde e bem-estar, anuncia o lançamento da InYou, primeira solução de healthtech que combina biotecnologia, inteligência artificial e estilo de vida em um programa personalizado de saúde e bem-estar. Em 2015, segundo a Statista, o mercado global de tecnologia da saúde foi avaliado em 80 bilhões de dólares e é esperado que ultrapasse os 200 bilhões de dólares até 2020.

“Nossa missão é transformar a vida das pessoas para melhor. Para tanto, utilizamos tecnologia proprietária com auxílio de médicos e profissionais da área da saúde. Reunimos as informações genéticas que cada indivíduo carrega, seu estilo de vida e ancestralidade, permitindo diagnósticos precisos e o desenho de um programa de atividades personalizado”, explica Daniel Lindenberg, CEO da ADH.

O relatório inicial da InYou é customizado por meio do cruzamento das informações pessoais do cliente com dados do mapeamento genético, resultando em um direcionamento sobre o melhor plano de ação para o indivíduo. O sistema desenvolvido em parceria com a Pathway Genomics, que atende pacientes em mais de 40 países e desenvolveu um sistema com IBM Watson, utiliza sofisticados algoritmos que mesclam inteligência artificial e deep learning para análise completa da saúde do paciente.

Como funciona o programa

O primeiro passo é o cliente baixar o app e adquirir o kit via e-commerce ou na rede de profissionais de saúde parceiros. Desenhado para proporcionar uma experiência fácil, o kit vem com instruções claras de coleta de material genético e envio para o laboratório ADH sem qualquer custo adicional e com um sistema de rastreio para garantir a entrega com segurança.

“Enquanto o laboratório estiver trabalhando no mapeamento genético, nós realizamos uma avaliação individualizada. O cliente preenche um questionário com todas as informações relevantes sobre o histórico médico, familiar e estilo de vida. Essa avaliação, somada aos dados genéticos, são a base para nosso algoritmo de inteligência artificial”, define Felipe Kurkowski, CTO da ADH.

Com as informações, o cliente passa ainda por uma consulta médica para esclarecimentos e acompanhamento de um profissional de saúde. Segundo Fábio do Santos, médico responsável da InYou, o cliente terá uma visão completa de sua expectativa de saúde e poderá, então, iniciar um plano de ação para melhorar seu estilo de vida.

Mudanças em até 21 semanas

Dieta, necessidades nutricionais, exercício e saúde metabólica. Todas as ações necessárias são detalhadas pelo aplicativo com interação médico-usuário baseada em técnicas de gamificação para encorajar o engajamento do usuário: intuitivo e de fácil utilização, o aplicativo proporciona uma experiência mais fluida e interativa do cliente.

Para Dr. Fábio, a introdução de novos hábitos no estilo de vida permite que o cliente se acostume pouco a pouco com as rotinas mais saudáveis e que promovem uma mudança definitiva. “O programa se baseia em pontos que são fundamentais para nossa saúde: prevenção, predição, personalização e participação”, explica Santos.

O médico ressalta que o programa possui 21 semanas para realizar uma transformação nos hábitos de maneira regular e sem desistência, mas que o resultado aparece logo nas primeiras semanas do programa por conta de mudanças simples e significativas.

“Criamos um programa inovador por meio de diferentes recursos tecnológicos. Quando se estabelece um desafio, progressivamente as pequenas mudanças já trazem grandes transformações. O sistema é uma ferramenta de engajamento que, acima de tudo, busca aumentar qualidade de vida”, reforça Lindenberg.

“A oportunidade é enorme”, ressalta Rodrigo Krause, CFO da empresa, “o mercado de softwares voltados à saúde mental sozinho deve chegar a US$ 2,31 bilhões em 2022, de acordo com a Research and Markets. Só a empresa Headspace, que se atém a programas de meditação e já ultrapassou os 10 milhões de downloads, teve seu último valuation em mais de US$ 250 milhões de dólares, de acordo com fontes de mercado” complementa Krause.

“O mercado global de aplicativos de fitness é outro em franca expansão, deve crescer quase 30% até 2021 e os experts associam esse crescimento à ubiquidade de smartphones, já que fica mais fácil e barato aderir a qualquer nova rotina se isso não necessariamente incluir um local físico pré-determinado e aparelhos de alto custo” continua Lindenberg. “Agora, faça a conta quando pensamos em somar nutrição, fitness e saúde mental”, finaliza.

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