Aplicativo Figure 1 anuncia lançamento de sua versão em português

Figure 1, uma das maiores plataformas para compartilhamento e discussão de casos clínicos agora está disponível em português. A comunidade médica brasileira já pode compartilhar casos em sua língua nativa, além de continuar tendo acesso a milhares de casos em inglês. Esta é a primeira vez que o Figure 1, lançado em 2013, é disponibilizado em outro idioma.

Os profissionais da saúde brasileiros já compõem o sexto maior mercado no Figure 1 e estão entre os mais ativos na plataforma. Médicos e enfermeiros do Brasil utilizam a plataforma para aprender através da troca de experiências com mais de um milhão de profissionais da saúde de todo o mundo conectados – e também articulam discussões e compartilhar seus conhecimentos com o resto do mundo.

A expertise da comunidade brasileira de profissionais da saúde e sua predisposição em colaborar na discussão de casos ficou particularmente evidenciada quando o vírus do Zika se transformou em uma epidemia global. Em um dos casos compartilhados, um médico de família respondeu à uma pergunta sobre como distinguir clinicamente Dengue e Zika: “O Zika vírus provoca um quadro mais brando, a febre é baixa e quase sempre nem chega aos 38ºc. O exantema (manchas no corpo) é fugaz, aparece praticamente junto com a febre e é bastante pruriginoso. Já na Dengue a febre é alta e o exantema normalmente aparece entre 3 a 5 dias do início dos sintomas.”

“O aplicativo me auxiliou no diagnóstico diferencial de um caso de dengue, onde as outras suspeitas eram Zyka e Chykungunya”, conta o estudante de Medicina da Universidade de Taubaté, Diego Tajes, que utiliza o Figure 1 na versão em inglês há quase dois anos.

Os casos do Zika vírus compartilhados no Figure 1 foram visualizados por milhares de profissionais da saúde do mundo inteiro, e para muitos consistiram na primeira oportunidade de acompanhar casos do vírus em tempo real, e desta forma aprender sobre seus principais sintomas e formas de diagnóstico.

“Sabemos que os profissionais da saúde brasileiros são alguns dos membros de maior destaque no Figure 1”, diz o Dr. Landy, co-fundador do Figure 1. “Estamos entusiasmados em poder oferecer a oportunidade de que possam interagir em seu idioma nativo para que toda a comunidade médica do Brasil possa compartilhar seus conhecimentos e experiências com o mundo.”

Mais de um milhão de profissionais da saúde em mais de 190 países utilizam o Figure 1. Isto o posiciona como a maior comunidade de profissionais da saúde do mundo, uma plataforma colaborativa onde é possível observar o que acontece no mundo da saúde em tempo real. Milhares de casos já foram compartilhados e visualizados mais de 1.5 bilhão de vezes. Com 65% dos estudantes da América do Norte utilizando o aplicativo como fonte de conhecimento, o Figure 1 representa o futuro da medicina.

Ele faz parte de uma mudança de paradigma promovida pelo movimento “mobile health”, que vem derrubando barreiras no processo de compartilhamento de informação na área da saúde. O aplicativo desafia o método tradicional de estudo de casos clínicos oferecendo uma forma instantânea e colaborativa para discussão de casos clínicos reais.

Ao baixar o aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, o usuário pode tirar fotos, usar as ferramentas disponíveis para ocultar informações de identificação do paciente, e utilizar um termo de consentimento com assinatura digital adaptado à legislação brasileira. Em questão de minutos o caso pode ser compartilhado dentro de uma comunidade global para sua discussão.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários