sexta-feira, março 29, 2024
Home News Soluti firma acordo com Anahp e APM para oferecer solução de certificação digital aos profissionais de saúde

Soluti firma acordo com Anahp e APM para oferecer solução de certificação digital aos profissionais de saúde

por Claudiney Santos
0 comentário

A Associação Nacional de Hospitais Privados – Anahp,  Associação Paulista de Medicina-APM a Soluti Certificação Digital fecharam um acordo para fornecer certificação digital aos profissionais da área de saúde, que poderão usar a solução mobile Certillion para assinatura digital de documentos.

Segundo Michel Medeiros, CEO da Soluti Certificação Digital, a solução que pode ser usada em qual padrão de smartphones ou tablets, irá facilitar as atividades dos médicos que geralmente trabalham em diversos hospitais e clinicas, e mais seguro que usar o HSM (hardware security module) instalado nos servidores das instituições médicas. Também poderá ser usado pela enfermagem e gestores hospitalares.

Outro mercado que a empresa pretende atuar é junto aos Laboratórios de Análise Clínicas, que deverão fornecer laudos dos exames com assinatura de próprio punho do médico responsável ou através de assinatura com certificação digital a partir de julho, conforme determina a portaria RDC 3021 da Anvisa, que deveria ter entrado em vigor em janeiro desse ano mas que foi prorrogada por seis meses.

O executivo explica que o Certillion torna ágil e prática a assinatura digital de documentos via celular ou tablets, com toda segurança e respaldo jurídico.

Por ser uma solução hospedada na nuvem pode ser contratada no modelo de pagamento por uso, reduzindo assim não só custo da primeira certificação, mas também como as renovações posteriores. A Soluti também garante que o serviço tem alta disponibilidade, pois conta com duas salas cofres construídas exclusivas dentro dos data centers da Equinix no Rio de Janeiro e em Alphaville (SP).

Certillion mobile 

O Certillion é uma ferramenta de certificação digital, desenvolvida em parceria com a e-Sec, de Brasília,  especificamente voltada para uso em transações via dispositivos móveis. É uma solução ágil e prática para a assinatura digital de documentos via celular ou tablets, com segurança criptografada e respaldo jurídico. O usuário recebe uma mensagem como se fosse um Whatsapp com instruções simples para fazer a assinatura digital.

“É a primeira solução disponível no mercado que é compatível com todos os sistemas operacionais: Android, iOS, Blackberry, Nokia e Windows Desktop, o que facilita a integração em multiplataformas. E também o único sistema mobile que permite visualizar no próprio celular os arquivos a serem assinados digitalmente – ressaltando que as assinaturas são compatíveis com a ICP-Brasil, o que garante validade legal para as transações autorizadas”, afirma Vinícius Sousa, presidente do conselho administrativo da Soluti.

Autoridade Certificadora 

A Soluti Certificação Digital é uma Autoridade Certificadora que iniciou as atividades como uma revenda de mídias para clientes do Serpro e em 2008. Em 2012 a Soluti recebe seu credenciamento na ICP-Brasil como Autoridade Certificadora de primeiro nível e PSS – Prestador de Serviços de Suporte, que significa que pode ter em sua hierarquia Autoridades Certificadoras e de Registro.

Ela começou como uma empresa familiar em Goiânia que se profissionalizou e hoje conta com mais de mil revendas em todos os estados brasileiros, 300 funcionários diretos e 3.500 colaboradores indiretos. Conta com um filial de vendas em São Paulo, Rio de Janeiro e em breve vai abrir operações em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Ao longo dos últimos anos tem investido na aquisição de empresas e estabelecimento de parcerias estratégicas com companhias que são referência em segurança da informação, como no caso da Kasperski. O cliente que contrata uma certificação digital recebe gratuitamente uma licença de antivírus por um ano.

Uma das parcerias recentes da empresa foi firmada com o CREA do Rio de Janeiro, para uso dos profissionais de arquitetura e engenharia filiados à entidade.

A empresa oferece ainda portfólio em soluções utilizam tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas e identidades digitais. Também disponibiliza APIs abertas para que parceiros interessados possam desenvolver aplicativos usando webserver. A empresa também está colocando no ar um Portal de Assinaturas, que está entrando em fase produção aberta ao mercado.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside