quinta-feira, março 28, 2024
Home News Exame oferecido pelo Fleury ganha prêmio de inovação

Exame oferecido pelo Fleury ganha prêmio de inovação

por Redação
0 comentário

O exame TOT (Teste de Origem Tumoral), desenvolvido pela startup Onkos Diagnósticos Moleculares em parceria com o Grupo Fleury, o Hospital de Câncer de Barretos e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi o vencedor na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia, do 9º Prêmio Octavio Frias de Oliveira. O fundador da Onkos, Marcos dos Santos, recebeu o prêmio em cerimônia de entrega que ocorreu no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

Disponível no Fleury Medicina e Saúde desde novembro de 2017, o TOT é capaz de caracterizar e classificar, por meio de técnicas avançadas de Inteligência Artificial, casos de tumores metastáticos considerados até então desconhecidos. Estima-se que, de todos os casos de cânceres diagnosticados no mundo, cerca de 2% a 5% sejam de origem desconhecida, ou seja, são tumores em fase metastática que não se pode determinar em qual órgão do corpo ocorreu sua primeira manifestação, o que dificulta a indicação do tratamento adequado pelo médico do paciente.

“Este é um case único de inovação em saúde no Brasil. A aliança entre a expertise científica da nossa startup com o conhecimento clínico em oncologia do Hospital de Câncer de Barretos, com a experiência de P&D translacional do Grupo Fleury e a bagagem acadêmica da Universidade Federal do Maranhão trouxeram todos os ingredientes para que a inovação se concretizasse com excelência”, afirma Santos.

A premiação é uma iniciativa do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em parceria com o Grupo Folha, que busca reconhecer e estimular contribuições na área oncológico.

“Ter o nosso trabalho reconhecido por um prêmio tão importante, avaliado por uma banca composta com os principais nomes da oncologia brasileira, é sem dúvida motivo de muito orgulho e mostra que a comunidade clínica e acadêmica começa a valorizar quem consegue inovar de fato, materializar as ideias e traduzi-las em aplicação no mundo real”, finaliza Santos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside