quinta-feira, abril 18, 2024
Home News MDHealth e BCRI criam curso de pós-graduação oficial em pesquisa clínica

MDHealth e BCRI criam curso de pós-graduação oficial em pesquisa clínica

por Redação
0 comentário

A MDHealth, plataforma de ensino médico, acaba de incluir em sua grade de cursos uma pós-graduação oficial em pesquisa clínica, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com início das aulas previsto para 4 de agosto e duração de um ano. Junto ao Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI), a empresa busca contribuir para amenizar um dos grandes gargalos na área da saúde: a carência de informações técnicas aprofundadas, de alta qualidade cientifica e didáticas, em diversas áreas do conhecimento médico.

As aulas acontecerão no formato EAD para possibilitar que profissionais de todo o país possam participar, mesmo aqueles que atuam em áreas mais remotas, contribuindo com a democratização do conhecimento e a equidade no ensino médico. O curso foi idealizado, criado e será supervisionado pelo renomado médico Renato D. Lopes, fundador e diretor-executivo do BCRI e professor titular da Divisão de Cardiologia da Duke University (EUA).

A pós-graduação lato sensu em pesquisa clínica oferece formação abrangente e especializada nos diferentes temas relacionados à área, com aulas ao vivo e atividades teóricas e práticas. “A pesquisa clínica é uma área de conhecimento essencial na saúde e prática médica diária. Como pudemos acompanhar durante a pandemia, o conhecimento médico, por meio da análise crítica da literatura é fundamental para a boa prática clínica, à medida que novas descobertas na medicina aparecem com o potencial de salvar milhões de vidas”, destaca Lopes.

Entre os diferenciais do curso, estão uma parceria internacional com o maior instituto acadêmico de pesquisa clínica do mundo: o Duke Clinical Research Institute da Duke University, visando incluir os alunos na comunidade internacional da pesquisa clínica e um corpo docente formado por profissionais da saúde com experiência na condução de grandes ensaios clínicos em centros internacionais, como o Grupo TIMI da Harvard University, o centro de pesquisa da Uppsala University na Suécia, entre muitos outros.

O BCRI foi a primeira instituição de pesquisa clínica acadêmica (ARO) criada na América Latina, em 2008, e é uma extensão do Duke Clinical Research Institute (DCRI). O instituto tem o objetivo de aprimorar, formalizar e profissionalizar os aspectos operacionais e científicos inerentes ao desenvolvimento e condução da pesquisa clínica, respeitando os princípios éticos e as regulamentações nacionais e internacionais.

A parceria entre o BCRI e a MDHealth é resultado de um fator em comum: o propósito. “Compartilhamos os mesmos princípios de democratizar o ensino e capacitar médicos e profissionais da saúde em todas as regiões do país, por isso, essa parceria faz muito sentido. A MDHealth está sempre buscando as melhores formas de produzir e transmitir conteúdos independentes e de alta qualidade científica para os profissionais da área. Eles também investem em tecnologia, transmitindo esses materiais em diferentes formatos e canais, visando difundir e expandir a educação médica 360°”, comenta Lopes.

A MDHealth foi criada em 2017 e, no ano passado, recebeu um aporte de R$ 20 milhões para expandir os trabalhos. Em apenas cinco anos, a startup já se estabeleceu como uma das maiores empresas de educação médica independente da América Latina. “Nosso objetivo é fazer a conexão entre o conhecimento e a saúde, por meio de um conteúdo de qualidade e alinhado com a agilidade do fast learning, sempre com a curadoria dos principais especialistas do País. Esse será o primeiro curso de pós-graduação incluído na grade da companhia e esperamos contribuir e fazer a diferença em uma área que precisa ser muito mais valorizada em nosso país”, ressalta Thomas Almeida, CEO da MDHealth.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside