quarta-feira, novembro 13, 2024
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A importância do facilities no dia a dia dos hospitais

por Colaboradores
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Por trás de um excelente serviço prestado pelas instituições de saúde, sejam hospitais, clínicas médicas ou consultórios, existe uma infinidade de outros serviços que acabam não ganhando muita visibilidade, mas que são fundamentais para a recuperação dos pacientes. São serviços que vão além das equipes de profissionais de saúde e dos equipamentos de ponta que são facilmente identificados neste tipo de estabelecimento. São serviços de alimentação, hotelaria, segurança e limpeza que envolvem um pequeno exército de pessoas que todos os dias trabalham para proporcionar bem-estar, conforto e segurança às pessoas que estão passando por momentos delicados de saúde ou se recuperando de cirurgias.

O segmento de saúde é um dos que mais tem crescido nos últimos anos para o setor de higiene e limpeza, justamente porque as instituições estão, cada vez mais, dando a importância à prevenção. A higienização correta dos ambientes é um dos itens mais importantes no controle de infecção hospitalar e a validação desse serviço tornou-se relevante como forma de melhoria contínua e garantia de eficácia.

Alguns hospitais, inclusive, já estão exigindo a validação por meio de ferramentas que ajudam a identificar a presença de sujidades e outros fatores contaminantes mesmo após a realização da limpeza por ação mecânica, mas os métodos que existem no mercado precisam ser usados com restrições. Para definir o melhor processo de limpeza de um estabelecimento é necessário que as áreas de controle hospitalar e de higienização cheguem juntas a um consenso. Só dessa forma é possível garantir eficiência que este tipo de serviço precisa ter.

O sistema Namoa, por exemplo, utilizado pela Verzani & Sandrini é um exemplo de ferramenta inovadora que já foi adotada por mais de 115 clientes em todo o país. Seja pelo aplicativo ou pelo portal na web, ela faz a gestão online dos processos, reduzindo o tempo de execução do check list em até 65%. Ainda permite o rastreamento de equipamentos e das áreas de controle e manutenção, além de criar uma base de dados. Mais de 100 mil check lists já foram executados graças à tecnologia, que elimina o preenchimento de relatórios seja no papel ou em Excel.

Maria Helena Peraccini, designer de Soluções Técnicas da Verzani & Sandrini, enfermeira pós-graduada em Administração de Empresas e coordenadora científica do Congresso Brasileiro e Nacional de Hotelaria Hospitalar.

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