sexta-feira, abril 19, 2024
Home News Startup Cuidas lança primeiro Prontuário Eletrônico Digital para Atenção Primária do País

Startup Cuidas lança primeiro Prontuário Eletrônico Digital para Atenção Primária do País

por Redação
0 comentário

Criada com o objetivo de conectar empresas com médicos de família para atendimentos no próprio local de trabalho, a Cuidas, startup de saúde, lança o primeiro “Prontuário Eletrônico Digital” voltado à atenção primária, no Brasil. Desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades que o médico e o enfermeiro de família têm para conseguir avaliar com mais qualidade o histórico e estado de saúde do paciente, o novo sistema de gestão já está disponível para as empresas clientes da healthtech.

De acordo com Matheus Silva, CEO da Cuidas, para que a empresa pudesse disponibilizar o serviço de medicina integrativa, que avalia a saúde física, mental e social do paciente, foi preciso desenvolver a tecnologia do zero. “Estima-se que 69% dos dados médicos no Brasil ainda estejam em papéis. Os prontuários eletrônicos digitais existentes eram muito arcaicos e complexos. Trabalhamos mais de um ano para chegar ao modelo atual, que proporcionará à nossa equipe médica uma gestão mais completa da saúde de nossos pacientes”.

Silva explica que o prontuário desenvolvido pela startup é uma fonte de informação que permite aos profissionais de saúde uma tomada de decisão mais acertada – e coerente com as queixas e o histórico por trás do problema de saúde do paciente. “Ele nós dá uma visibilidade integral, pois alia metodologia SOAP – acrônimo para Subjetivo (motivo da consulta), Objetivo (resultado de exames), Avaliação (hipótese sindrômica ou diagnóstica) e Plano (administrativos ou encaminhamento) -, à CIAP – acrônimo para Classificação Internacional de Atenção Primária. Por isso, focamos na saúde do ser humano e não na doença, avaliamos não apenas os aspectos físicos, mas também o seu estado emocional e psicossocial”, comenta o executivo.

Tecnologia e humanismo

O lançamento do prontuário não é a única aposta tecnológica da Cuidas. Sempre preocupada em construir uma relação mais profunda entre equipe médica e pacientes, criando um vínculo entre ambos, a empresa possui resolutividade em 94% das demandas médicas dos pacientes atendidos pela empresa, sem que eles tenham que recorrer a uma atenção secundária ou especializada.

Para viabilizar atendimento médico rápido e ágil, a empresa desenvolveu um aplicativo que permite agendamento de consultas presenciais ou remotas (por meio de mensagens) e o registro do seu histórico de consultas.

Para as empresas clientes, a startup oferece acesso à uma plataforma de gestão estratégica de saúde. Com tecnologia cloud computing, é possível que a empresa acesse a ferramenta para avaliar com precisão o grupo de pacientes, desde o estado de saúde geral até o monitoramento da qualidade de vida dos seus funcionários – antevendo problemas de saúde generalizados, como predisposição ao estresse e outras doenças. Tudo de maneira sigilosa e descaracterizada, respeitando a privacidade do colaborador.

Sobre a Cuidas

Fundada em 2018 por três amigos, a Cuidas tem a finalidade de conectar empresas com médicos de família para atendimentos no próprio local de trabalho. Oferecendo planos mensais, a plataforma oferece maior otimização de tempo e custos mais baixos para as empresas clientes. A startup foi fundada pelo paraibano Matheus da Silva, a paulistana Deborah Alves e o carioca João Henrique Vogel. Em seu segundo mês de operação, a empresa recebeu sua primeira rodada de investimento dos fundos Kaszek, Canary, Innova Capital e Bridge One, além de investidores-anjos como os próprios fundadores do Nubank, Guiabolso, Ingresse e Mandalah.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside