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Aplicativo agiliza atendimento e acompanhamento do tratamento de pacientes oncológicos

por Redação
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Médicos e pacientes podem observar o tratamento online, analisando histórico, estado atual e próximos passos. Descobrir um câncer e tratá-lo pode provocar muitos questionamentos e medos nos pacientes. No momento em que percebe que sua saúde está fragilizada, o indivíduo precisa se preparar para os impactos físicos e psicológicos do tratamento necessário. Por isso, a humanização e a integração das informações são fundamentais para apoiá-lo nesta jornada. A rotina intensa de consultas, exames e procedimentos pede uma organização detalhada dos envolvidos no processo. É aí que o compromisso de cuidar da saúde ganha uma nova dimensão.  

Por isso, o Instituto do Câncer de Brasília adotou o sistema Conecta Saúde. Para a gerente assistencial, Mariana Ribeiro, o aplicativo une paciente, cuidador, equipe médica e operadoras de saúde para promover maior agilidade e segurança durante o tratamento. “Pensamos em desenvolver um app que facilitasse a jornada do paciente, visando ter uma comunicação objetiva, segura e não fragmentada durante toda linha de cuidado. Aqui, o paciente acompanha seu tratamento na palma da mão”, afirma. No Conecta Saúde, o paciente tem acesso completo aos serviços, desde agendamentos, realizações de procedimentos e consultas. Já os médicos podem acompanhar o tratamento, analisando histórico, estado atual e próximos passos.  

A ferramenta permite ainda que as operadoras de saúde obtenham informações sobre seus clientes e os serviços oferecidos. A implantação do novo sistema começou em 2021, e tem ocorrido por etapas. “No primeiro momento, o objetivo era atender quem está em tratamento. Falamos com eles antes do tratamento por chat ou videochamada e depois também monitoramos pós quimioterapia ou consulta. A adesão tem sido crescente,” conta Mariana. 

Novidade para 2022 

Com a intenção de oferecer um atendimento de excelência, o ICB já está trabalhando em novas funcionalidades para o aplicativo com o objetivo de transformá-lo numa plataforma multicanal de atendimento e em breve lançará a versão 2022. “Seguiremos com as aplicabilidades para médicos parceiros e operadoras de saúde para dar mais facilidade a todos os usuários, assim sobrando mais tempo para cuidar de um bem maior, a saúde do paciente”, conclui.

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