Mafra faz rebranding e unifica operação do canal de hospitais e clínicas

A Mafra Hospitalar, empresa pertencente ao ecossistema Viveo, anunciou um reposicionamento e rebranding de marca e passa a se chamar Mafra. Com isso, além de reunir as operações de seis empresas — Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa —, a marca irá focar na aproximação com o mercado para continuar crescendo no canal hospitalar, segmento que movimenta mais de R$ 70 bilhões por ano no Brasil, segundo dados do IQVA. A empresa pretende também simplificar o conceito de distribuição, facilitando a identificação da companhia pelos fornecedores e clientes.

“Teremos uma identidade única. A marca Mafra é forte e reconhecida, por isso todas as empresas que fazem distribuição e que estão no canal hospitalar da Viveo, passarão a ser Mafra. Com a integração teremos um CRM único”, explica Vilson Schvartzman, vice-presidente comercial de distribuição e operações logísticas da Viveo. E não é somente isso, o executivo ressalta que a companhia está fazendo a adequação em todos os centros de distribuição e implantando um único sistema de gerenciamento, o Warehouse Management System (WMS), que contribuirá para que os processos se tornem mais ágeis.

A junção também visa colocar a companhia em um lugar de destaque, com quatro canais de negócios — medicamentos, materiais, nutrição e mercado público — com atuação nacional, mais de 10 mil clientes ativos e vinte centros de distribuição. Em 2022, esta divisão da Viveo, que agora será conhecida como Mafra, obteve R$ 7,8 bilhões de receita bruta. Com tecnologia de ponta para armazenamento e distribuição de materiais e medicamentos, a Mafra quer oferecer uma experiência única aos clientes.

“A Mafra terá um portfólio diferenciado de produtos e serviços, uma estrutura robusta com centros de distribuição bem localizados e uma frota eficiente, que atende todas as capitais em 24 horas e outras localidades em até 48 horas, cumprindo seu papel de acelerar a saúde no Brasil. Além de ser mais consultiva em toda a experiência, da venda ao pós-venda, com serviços diferenciados que agregam valor à distribuição. Seremos uma companhia one stop shop da distribuição, uma vez que passaremos a ser a única empresa a atender todos os segmentos de saúde: Oncologia, Especialidades, Materiais descartáveis e Produtos técnicos. Com a integração das empresas pretendemos ampliar nosso market share”, explica Schvartzman.

Outra vantagem apontada pelo executivo é que a empresa ganhará em governança e gestão, sinergia de processos e estruturas, eficiência operacional e proporcionará melhor experiência aos clientes. “O principal diferencial da marca está na forte expertise em operar em diversos segmentos, atuando de forma primorosa em cada um deles, seja em medicamentos, materiais, público, nutrição ou no que quiser abraçar no futuro, tendo o ecossistema Viveo como suporte para auxiliar na qualidade das entregas. Somos líderes de mercado e temos 26 anos de tradição, a Mafra tem um legado e queremos estender a nossa participação dentro deste mercado, expandindo o alcance da saúde no país”, finaliza.

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