O ministro da Saúde, Ricardo Barros, vai usar a tecnologia para melhorar a gestão dos recursos no Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira ação será informatizar os serviços realizados pelo SUS, como fez no município de Maringá, quando foi prefeito da cidade. O anúncio foi feito neste domingo,15, durante visita às instalações do Hospital Municipal de Maringá (PR). Acompanhado do atual prefeito de Maringá, Roberto Pupin, do secretário municipal de saúde, Ênio Melina e a da vice-governadora, Cida Borghetti, Barros ainda convocou os brasileiros a realizarem um pacto pela prevenção a todas as doenças e a promoção da saúde.
O objetivo do Ministro é informatizar toda a estrutura do SUS para encontrar onde estão os desperdícios de recursos. “Ao informatizarmos um prontuário médico, por exemplo, evitamos um diagnóstico equivocado e distribuição de remédio inapropriado”, explicou. Barros quer ter informação online sobre a utilização de todos os recursos. “Vamos informatizar a gestão de saúde como Maringá fez. Quero o controle de cada centavo investido”, enfatizou o ministro da Saúde.
Ricardo Barros também visitou o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, referência na área de saúde infantil. Ele conheceu as instalações, conversou com pacientes e acompanhou uma apresentação sobre o Hospital, que destina quase 70% da capacidade para o SUS e conta com dois mil funcionários. As informações são do Portal do Ministério da Saúde.