Afya lança venture capital corporativo para investimentos em startups

A Afya, ecossistema de educação em saúde e healthtechs, anuncia investimento na startup Lean Saúde, healthtech que possui uma plataforma que usa tecnologia e ciência de dados para gerar valor à gestão de saúde corporativa, especificamente em casos de alta e média complexidade, que geram a maior parte dos custos ao sistema de saúde. Essa é a primeira startup que receberá aporte da companhia por meio do seu CVC (venture capital corporativo). A empresa, no entanto, não revela qual será o valor aplicado na startup.

A Lean Saúde possui duas áreas principais estratégicas para o modelo de negócio da Afya. O módulo de gestão de saúde, que traz eficiência às seguradoras e corporações e, consequentemente, reduz seus custos, além de gerar oportunidades para os médicos do ecossistema da Afya prestarem serviços para as demandas da Lean. Já o módulo de predição, que está sendo desenvolvido, utiliza análise de dados de saúde populacional e específicos anonimizados para antecipar eventos de alta complexidade, potencialmente evitando internações e complicações médicas, melhorando a qualidade assistencial e o desperdício no sistema de saúde.

“A parceria estratégica com a Afya nos permitirá acelerar o desenvolvimento de algoritmos preditivos para atuarmos de forma mais eficiente na gestão da alta complexidade nos planos de saúde”, justifica Eduardo Oliveira, fundador e CEO da Lean Saúde.

Para Bruno Scolari, diretor de Inovação da Afya, o CVC faz parte da estratégia de inovação da empresa. “A iniciativa busca, por meio de investimentos minoritários e priorizando startups em estágio inicial [seed] e em início de escala [série A], desenvolver oportunidades de transformação para a Afya em saúde e educação no médio e longo prazo, reduzindo o tempo de reação às mudanças do mercado e ampliando a visão em áreas de tecnologia emergentes, criando, assim, diferenciação competitiva”, ressalta.

Nos últimos cinco meses, foram avaliadas mais de 100 startups, das quais duas vão receber investimentos, sendo a Lean Saúde uma delas. As startups que quiserem se conectar podem se registrar no site, desde que atendam alguns critérios: ser da área da saúde ou de educação, ter um produto ou ao menos um MPV (produto mínimo viável) operando em clientes e que apresente potencial de escala, e um time de fundadores coeso e preparado.

“Para as startups, o venture capital corporativo representa uma oportunidade de investimento estratégico, que vai além do dinheiro. Na Afya, contamos com um ecossistema interno forte, composto por executivos, fundadores das empresas adquiridas e especialistas reconhecidos no mercado que estão prontos para dar apoio intelectual aos empreendedores”, afirma Danilo Gaspar, head do CVC Afya.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina