Funcional Health Tech adquire startup de chat commerce para farmácias

A Funcional Health Tech, especializada em programas de acesso e adesão e em data driven care, acaba de adquirir 100% da Pedbot,  startup de chat commerce especializada no varejo farmacêutico. O valor do negócio não foi revelado pela empresa.

A estratégia com a compra da Pedbot, que já realizou mais de 10 milhões de atendimentos por meio de sua plataforma e tem mais de 1.500 PDVs como clientes, é ampliar a oferta de serviços da Funcional Health Tech ao varejo farmacêutico, além de beneficiar a jornada e o relacionamento com o consumidor da saúde.

A solução criada pela startup é uma plataforma de vendas via WhatsApp e redes sociais de fácil implementação e que torna o atendimento aos clientes mais acessível, orientado e rápido, uma vez que o aplicativo de mensagens é hoje um dos principais canais de vendas das farmácias e drogarias.

De acordo com pesquisa realizada pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), em parceria com a Unicamp, cerca de 87% dos consumidores que afirmaram comprar em farmácias de “forma não presencial”, responderam que utilizam o WhatsApp ou o telefone.

Segundo a empresa, o Pedbot é uma ferramenta de fácil uso para o varejo, que já vem adaptada às regulamentações específicas do mercado farmacêutico. A solução oferece, além do chat commerce, benefícios focados na gestão e desenvolvimento de pequenas farmácias, como acesso a estoque, produtos e jornada de compra completa dentro da solução, além de estreitar o relacionamento com o consumidor, como a possibilidade de programar um lembrete mensal para compra de produtos, por exemplo.

A habilidade e conhecimento que a equipe da Pedbot detém sobre o varejo farmacêutico, além de a solução se enquadrar nas necessidades do varejo individual, player que mais tem carência de inovações, foram os fatores que mais pesaram na decisão de compra da empresa, segundo Cristiane Giordano, CEO da Funcional Health Tech.

“A Pedbot nasceu há dois anos como uma empresa de tecnologia avançada e com o objetivo de fazer com que milhões de pessoas pudessem comprar produtos das farmácias sem sair de casa. Vemos essa nova fase ao lado da Funcional Health Tech como uma grande oportunidade para potencializarmos todo o impacto positivo que já geramos, principalmente pelo grande alinhamento institucional entre as empresas”, afirma Rudy Tedeschi, CEO e fundador da startup.

Cristiane explica que a sinergia no propósito das duas empresas em promover melhor qualidade de vida e cuidado com a saúde por meio da tecnologia foram fatores decisivos para o fechamento do negócio. A aquisição dá à Funcional oportunidade de entender ainda melhor as dores deste segmento, adicionando mais soluções ao portfólio da empresa.

“Sabemos que o mercado de saúde tem uma demanda muito grande por inovação e tecnologias que proporcionem uma experiência do usuário fluida, e é isso que buscamos com a vinda da Pedbot. Rapidamente podemos acelerar o negócio, oferecendo uma jornada de compras completa pelo WhatsApp  aos mais de 49.000 PDVs de varejo farmacêutico já parceiros da Funcional. Além disso, pretendemos expandir a oferta dessa solução para a indústria farmacêutica através de nossos programas de acesso e fidelização. Assim, poderemos estabelecer o relacionamento com o usuário final por WhatsApp, respeitando todas as limitações regulatórias e de acordo com as premissas de cada indústria”, comenta a executiva.

Além da tecnologia, a Funcional Health Tech vai incorporar todos os colaboradores da Pedbot, incluindo os fundadores, jovens e talentosos empreendedores de tecnologia em saúde (na foto acima), que farão parte do corpo diretivo da Funcional. “Sempre deixamos claro que iríamos nos unir apenas a uma empresa que compartilhasse do nosso propósito, e com a Funcional Health Tech foi assim.”, comenta Rudy, que integrará o conselho da empresa.

Bruno Della Monica, CFO e diretor de retail da Funcional Health Tech, acrescenta que a aquisição da Pedbot é a quinta aquisição realizado pela empresa nos últimos cinco anos. “Já faz parte do nosso DNA analisar o mercado para acelerar nosso negócio. Temos a missão de evoluir constantemente a jornada de compra do consumidor de saúde, o acesso a medicamentos e, ainda, oferecer uma solução completa, one stop shop, aos públicos estratégicos”, comenta o executivo.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina