Fabricante de equipamentos médicos KARL STORZ adota venda direta no Brasil com logística operada pela DHL Supply Chain

A logística pode ser o grande viabilizador de todo um novo modelo de negócio e abertura de perspectivas de crescimento, como mostra o projeto desenvolvido pela DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, para a KARL STORZ, fabricante alemã de equipamentos médico-cirúrgicos. Desde o início de 2023 a fabricante adotou o modelo de venda direta, tendo a DHL Supply Chain como seu provedor logístico exclusivo. O trabalho é realizado no modelo 3PL, no qual o operador assume a gestão e execução geral da logística do cliente, abrangendo neste projeto a armazenagem, distribuição e serviços de valor agregado.

Esta operação está localizada em um Centro de Distribuição (CD) multicliente da DHL em Osasco (Grande São Paulo). A DHL Supply Chain faz a recepção e armazenagem, incluindo a gestão de inventário. No armazém, a operadora realiza a nacionalização de acordo com as normas da Anvisa. Quando chega um pedido, é feita então a separação, expedição e entrega por meio da malha rodoviária da DHL ou, no caso de longa distância, soluções aéreas, com entrega para clínicas e hospitais de todo o país.

“Neste projeto, mais do que apenas a movimentação e cuidado da carga, nossas soluções foram a base para um novo formato de negócios que vai alavancar muito o desempenho da empresa. Com nossa experiencia, infraestrutura e porte global, agregamos também escala, confiabilidade e eficiência a logística da KARL STORZ”, afirma Ricardo Barreto, Diretor de Operações da DHL Supply Chain.

“Com grande satisfação, anunciamos a parceria com a DHL Supply Chain, uma colaboração estratégica que nos permite entregar equipamentos de ponta aos nossos clientes em todo o Brasil de forma ágil e eficaz. Na KARL STORZ, valorizamos alianças que refletem nosso compromisso com a excelência e a sustentabilidade. A DHL compartilha desses ideais, fortalecendo nosso padrão de qualidade superior”, destaca Danilo Marques, Diretor de Assuntos Regulatórios e Qualidade da KARL STORZ.

Este projeto ainda tem três destaques importantes. Como os produtos têm alto valor agregado e são sujeitos a avarias, a manipulação e o transporte demandam atenção especial, o que requer processos sólidos e uma equipe experiente. Todo esse trâmite e controle de inventário tem visibilidade digital de ponta a ponta, a partir de um WMS e da solução DHL MySupplyChain. Por fim, este CD utiliza energia de fontes renováveis a partir do acesso ao Mercado Livre de Energia, dentre outras iniciativas sustentáveis.

“No mercado de saúde, entregar medicamentos e equipamentos de forma correta e eficiente impacta vidas. Por isso, a necessidade de um projeto logístico robusto e com sólidas práticas de gestão. Além disso, estudamos agregar carros elétricos nesta distribuição, reduzindo mais ainda nosso impacto ambiental”, ressalta o Diretor de Operações da DHL Supply Chain.

Related posts

Acessibilidade e segurança: interação de pessoas com deficiência visual com a tecnologia de biometria facial

IA aplicada ao estudo personaliza aprendizado e planejamento para prova de residência médica

Güntner abre frente para atender indústria farmacêutica