Desenvolvida com base no Community Cloud, a plataforma visa disponibilizar informações validadas por médicos e especialistas da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo para ajudar a população a entender melhor e saber como se proteger da Covid-19. A iniciativa teve também o suporte da empresa de consultoria em tecnologia Everymind, parceira Salesforce, que doou horas de trabalho para a configuração do portal da comunidade. A ferramenta online está disponível no endereço https://covidinfo.force.com.
O conteúdo disponível no COVID-Info é totalmente gratuito e estará sempre atualizado, levando em consideração as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM), e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos EUA. Os materiais estão agrupados por assuntos e a ferramenta permite que o cidadão também faça buscas por temas específicos de interesse e, inclusive, direcione perguntas diretamente para os especialistas da BP.
“Desde o início da pandemia de Covid-19 nosso time vem produzindo uma série de conteúdos em diferentes formatos para os públicos com os quais nos relacionamos. E agora nós estamos disponibilizando todo esse acervo por meio de uma plataforma bastante amigável e intuitiva. Em tempos de desinformação, poder oferecer esse conteúdo, sempre apurado com muito rigor pelos nossos especialistas, é uma verdadeira prestação de serviço à população, especialmente para aqueles que não estão fisicamente próximos de nós”, afirma Denise Santos, CEO da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
“O COVID-Info destaca o compromisso da Salesforce em apoiar as comunidades, pois as soluções usadas pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, como o Salesforce CMS e o Community Cloud, foram fornecidas pelo Salesforce Care, um conjunto de produtos da Salesforce disponíveis gratuitamente por um período limitado, para apoiar as comunidades no combate à Covid-19”, explica Fabio Costa, general manager da Salesforce Brasil. “Enquanto amplia o entendimento sobre a pandemia, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo presta um serviço inestimável e se aproxima da comunidade.”
Neste período de isolamento social, o Community Cloud já foi usado mundialmente por empresas e instituições para ajudar as pessoas neste novo cenário. As iniciativas incluem: a criação de um portal seguro para um laboratório que oferece testes gratuitos para Covid-19; o suporte para que uma empresa de planos de saúde lance um console de serviços clínicos em apenas algumas horas e conecte pacientes a seus fornecedores; o desenvolvimento de um aplicativo que permite que os profissionais de saúde comprem e reservem caixas de comida em pop-ups de hospitais no Reino Unido; o auxílio na entrega de pedidos de lavanderia para dezenas de hospitais na França; e o auxílio para encontrar moradias para alugar para quem não pode retornar para casa durante a pandemia.
Ações de combate à pandemia
Além do atendimento privado prestado aos pacientes particulares e de convênios, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, em consonância com o ideal de filantropia que está presente no dia a dia da instituição desde a fundação, também tem atuado para contribuir com a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além do atendimento direto à população, fruto de contrato com a Secretaria da Saúde do município de São Paulo, a BP também integra outras iniciativas de suporte ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 como, por exemplo, o Programa de Apoio à Gestão Pública, do Instituto Votorantim, por meio do qual tem levado know how em gestão de crises epidemiológicas até gestores de saúde de municípios no interior do Norte e do Nordeste do País. Por meio de videoconferências semanais com executivos da BP, os gestores das localidades atendidas pelo projeto são capacitados para atuar localmente. Além disso, a BP integra a Coalizão Covid Brasil, estudo multicêntrico brasileiro que testará a eficácia contra a Covid-19 de medicamentos já usados no tratamento de outras doenças.
“Aqui na BP temos um conjunto de valores que estão muito presentes nas nossas ações e um deles é Faz Bem Fazer o Bem. Essa iniciativa em parceria com a Salesforce vem se somar aos esforços que temos feito desde sempre para oferecer à sociedade um pouco do nosso conhecimento e jeito de praticar medicina, que há mais de 160 anos são reconhecidos pela sociedade brasileira” conclui Denise Santos.