Com o objetivo de diminuir a burocracia, a utilização de papel e facilitar o processo de vendas, com segurança, a operadora de planos de saúde Nossa Saúde lança a plataforma Venda Fácil. Totalmente digital, ela passa a ser a primeira no sul do país a realizar venda remota. A plataforma conta com processo facilitado de adesão aos planos e certificação digital com tecnologia de biometria facial.
“Se antes precisávamos ter o kit com papelaria de vendas e ir até o cliente para efetivar a venda e colher as assinaturas, agora ele pode responder tudo pelo smartphone e assinar digitalmente, e validar tudo com a leitura biométrica facial, reconhecida como um método seguro pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS”, explica Dulcimar De Conto, diretora geral da Nossa Saúde. Para esse serviço, a empresa fez parceria com a Acesso Digital, que usa a leitura dos traços do rosto para confirmação de identidade e confirma as informações por meio de um banco de dados inteligente, que confere a imagem recebida com as cadastradas no mesmo CPF.
Outro diferencial de segurança da plataforma Venda Fácil é o acesso direto ao cadastro da Receita Federal e dos Correios, para validação das informações do cliente a partir de seu CPF. “A primeira informação que o corretor precisará do potencial cliente será o CPF. A partir daí, ele tem acesso à data de nascimento e ao nome completo da pessoa, garantindo a veracidade e digitação precisa das informações, reduzindo o erro humano”, esclarece Dulcimar. Todos os corretores e/ou representantes que utilizam a nova tecnologia são credenciados à Nossa Saúde.
Como o processo anterior de venda era praticamente analógico, com o Venda Fácil a Nossa Saúde estima que, em um ano, deixará de utilizar meia tonelada de papel durante o processo de vendas. O uso pelo celular, computador ou tablet também facilita a mobilidade. Josué Cabral, da Corretora Sampion credenciada Nossa Saúde há 3 meses, conta que, com o novo recurso, consegue negociar em qualquer lugar. “Posso fechar negócio onde eu estiver, pois o processo ficou muito prático e confiável. Se antes eu demorava uma hora para concretizar uma venda para pessoa física, agora são apenas 15 minutos”, destaca.
Quando estão sendo fechados planos para mais de uma pessoa do núcleo familiar, o procedimento também foi facilitado, uma vez que o titular pode preencher a declaração geral de saúde por todos os participantes do plano.
Do ponto de vista financeiro, o custo de operação será seis vezes menor. “Além da queda do gasto com papel, conseguimos desenvolver uma plataforma mais prática, que reduz o tempo de simulação de um plano, por exemplo, de 25 minutos para apenas dois. O processo de assinatura até a chegada da carteirinha levava 25 dias, agora o prazo é de no máximo 5 dias, sendo que no ato da contratação o cliente já recebe o número da carteirinha por SMS”, detalha Dulcimar.
Apenas com os dados básicos e interesses de plano, o corretor já consegue enviar um orçamento prévio para o cliente por e-mail. Além disso, é possível que o vendedor negocie a carência do plano e personalize para cada nova assinatura diretamente na plataforma, sem precisar passar por aprovação externa ou realização de nova simulação. Dulcimar explica que o desenvolvimento do Venda Fácil foi realizado todo internamente, com ferramentas pensadas para a facilitação da experiência, com conceitos de Design Thinking, armazenamento em nuvem, design responsivo e controle de versionamento, que mantém a plataforma sempre atualizada e registra cada melhoria.
No momento, o Venda Fácil está disponível para planos individuais ou familiares e em breve estará disponível também para planos empresariais.