Drogarias São Paulo e Pacheco ampliam vendas online em mais de R$ 100 milhões

A todo instante, soluções e tecnologias surgem para atender os novos hábitos de consumo. No varejo farmacêutico, por exemplo, a prateleira infinita se tornou grande aliada, minimizando perdas de vendas por falta de estoque na loja física, já que a tecnologia permite ao vendedor consultar via aplicativo o estoque em tempo real de outras lojas. É o caso do Grupo Drogaria São Paulo e Pacheco (DPSP), que adotou a solução da VTEX, plataforma líder de comércio digital para grandes marcas B2B e B2C, com o objetivo de dar ao vendedor visibilidade do estoque de todas as 1.500 lojas físicas da rede. A iniciativa do Grupo DPSP permitiu à companhia minimizar perdas de vendas por falta de produtos, otimizar custos logísticos e transformar a experiência do consumidor, ampliando mais de R$ 100 milhões ao ano em suas vendas online.
 
Para entender como a solução funciona, Fábio Schimidt, VP Solutions Engineering da VTEX, explica: “Imagine que o consumidor entre em uma loja física em busca de um produto, no entanto, o item não está mais disponível no estoque daquela loja. Sem uma estratégia de integração de todos os estoques, o cliente pode buscar o produto na concorrência, afinal, existem inúmeras alternativas disponíveis atualmente no mercado”. 
 
“Na prática, a tecnologia ultrapassa barreiras físicas e otimiza custos operacionais. O estoque integrado permite que o colaborador, na loja física, ou o consumidor, no marketplace das Drogarias Pacheco ou São Paulo, consulte e efetue o pedido de qualquer produto a partir de um estoque único”, diz Leandro Rocha, Diretor de Canais Digitais do Grupo DPSP.
 
Inovação que gera resultados
A solução de prateleira infinita da VTEX unificou os mais de 30 mil produtos do Grupo DPSP. Para a companhia, parceira da VTEX desde 2020, um dos grandes desafios foi tornar a ferramenta intuitiva e amigável para ser usada pelos mais de 27 mil colaboradores que realizam o gerenciamento de estoque nas lojas físicas.
 
“Com a VTEX à frente da gestão da ferramenta, pensando na relação B2B, nossa equipe de tecnologia passou a dedicar mais atenção para o lado B2C do negócio, com estratégias mais robustas para a promoção à saúde, bem-estar e qualidade de vida dos nossos clientes”, comenta Leandro Rocha, Diretor de Canais Digitais do Grupo DPSP.
 
Atualmente, 83% dos pedidos realizados em ambas as drogarias são liberados para entrega ao cliente em um prazo de até 4 horas e cerca de 61% dos pedidos feitos online são retirados pelos clientes diretamente nas lojas físicas. À medida que ganhou presença no E-commerce do Grupo DPSP reduziu em 15% suas despesas operacionais nos últimos quatro anos.
 
Implementar a solução de prateleira infinita possibilitou ainda ampliar o portfólio de produtos do Grupo DPSP. Através da tecnologia para marketplace, foi possível ofertar em maior escala produtos como suplementos alimentares para o público adulto, acessórios ortopédicos e hospitalares. “Estes itens exigem um espaço físico maior nas prateleiras das lojas, no entanto, esse desafio é superado no marketplace, onde prateleiras físicas viram categorias dentro dos sites”, pondera Leandro.

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