O Vigilantes do Sono, programa digital de terapia cognitiva-comportamental para insônia (TCC-I) no Brasil, anuncia ao mercado o desenvolvimento de plataforma dedicada aos profissionais da saúde no tratamento dos pacientes com insônia. Com uma solução que alia Ciência Comportamental e Inteligência Artificial (AI), recentemente a startup desenvolveu um aplicativo com método que auxilia nas mudanças no comportamento proporcionando a quem tem dificuldades para dormir, melhora na qualidade do sono.
Com a nova frente de atuação, o intuito é que médicos e profissionais de saúde adotem a metodologia proposta como alternativa ou complemento ao tratamento medicamentoso, possuindo na plataforma um app que acompanha os pacientes no dia a dia e um portal web que os médicos podem usar para engajar e acompanhar a evolução do sono e hábitos do paciente.
De acordo com Lucas Baraças, fundador do Vigilantes do Sono, o plano é fornecer ao médico a possibilidade dele mesmo oferecer o tratamento considerado padrão OURO de melhoria do sono, que tradicionalmente tinha limitações financeiras e de profissionais capacitados para os pacientes. “Apesar de ser considerada o padrão ouro e recomendada como primeira linha de tratamento pelos principais consensos de sono do mundo, a TCC-I muitas vezes era usada como último recurso. Agora com a versão digital, damos na mão do médico a possibilidade dele oferecer o padrão ouro de uma forma prática, otimizando e enriquecendo a consulta”.
Baraças ressalta ainda que todo o suporte aos médicos e clínicas será feito por meio da plataforma disponibilizada pela startup. Nela, todas as informações estarão disponíveis para que, posteriormente, haja acompanhamento clínico e evolução da insônia e possíveis comorbidades.
Desde sua fundação, a startup tem dedicado esforços para ajudar pessoas, apenas no primeiro trimestre de atuação, cerca de 673 usuários utilizavam os métodos, hoje esse número é de 18.117 mil. O anúncio da nova plataforma destinada para médicos e clínicas, marca uma nova fase de negócios para a empresa.
Como projeção para o segundo semestre deste ano, o Vigilantes do Sono tem como objetivo aumentar ainda mais o número de usuários da plataforma. A expectativa é alcançar a marca de 100 mil até o final de 2021. “Ao longo do nosso processo de aprendizado com o público final conseguimos estruturar uma ferramenta para apoiar os profissionais da saúde no tratamento dos pacientes com insônia”, esclarece Baraças.