segunda-feira, julho 22, 2024
Home News Mais da metade dos municípios brasileiros não atingiram meta de cobertura vacinal

Mais da metade dos municípios brasileiros não atingiram meta de cobertura vacinal

por Redação
0 comentário

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Butantan, mais de 60% dos municípios brasileiros não atingiram a meta de 95% da cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde em 2023. A pesquisa levou em consideração os imunizantes aplicados durante o primeiro ano de vida, como hepatite A/B, varicela e febre amarela. Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e melhorar a qualidade de vida da população, comemorou-se no último domingo (9) o Dia Mundial da Imunização.

Segundo o Butantan, ainda que o total de cidades no país que alcançaram o índice tenha saltado de 1.745 em 2022 para 2.100 no último ano, são 5.568 municípios espalhados por todo o território. Além disso, desde 2016, as coberturas de todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão em queda.

De acordo com o alergista e imunologista da Ativia Saúde, Drº Alan Mezzavilla, a situação é preocupante, já que a queda na imunização pode colaborar para o surgimento de doenças que haviam sido erradicadas. “A vacinação tem como função primordial a prevenção de doenças potencialmente fatais ou que levam a complicações graves como pneumonia, tétano e meningite. Sem a vacina nós podemos voltar a ter doenças que nós não temos há muito tempo. Com a baixa imunização nós estamos vendo, por exemplo, novos os casos de rubéola e outras doenças graves”, explica o médico.

Com a intenção de conscientizar as pessoas sobre a importância de se imunizar, o dia 9 de junho é marcado no calendário da saúde como o Dia Munidal da Imunização. “Existem vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e as campanhas como o Dia Mundial da Imunização, reforçam a importância de manter as vacinas em dia para diminuir e erradicar algumas doenças”, ressaltou Alan.

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo e disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) 48 imunobiológicos, sendo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas para toda a população. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde de sua cidade ou com o Posto de Saúde mais próximo da sua residência.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside