Mais da metade dos municípios brasileiros não atingiram meta de cobertura vacinal

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Butantan, mais de 60% dos municípios brasileiros não atingiram a meta de 95% da cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde em 2023. A pesquisa levou em consideração os imunizantes aplicados durante o primeiro ano de vida, como hepatite A/B, varicela e febre amarela. Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e melhorar a qualidade de vida da população, comemorou-se no último domingo (9) o Dia Mundial da Imunização.

Segundo o Butantan, ainda que o total de cidades no país que alcançaram o índice tenha saltado de 1.745 em 2022 para 2.100 no último ano, são 5.568 municípios espalhados por todo o território. Além disso, desde 2016, as coberturas de todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão em queda.

De acordo com o alergista e imunologista da Ativia Saúde, Drº Alan Mezzavilla, a situação é preocupante, já que a queda na imunização pode colaborar para o surgimento de doenças que haviam sido erradicadas. “A vacinação tem como função primordial a prevenção de doenças potencialmente fatais ou que levam a complicações graves como pneumonia, tétano e meningite. Sem a vacina nós podemos voltar a ter doenças que nós não temos há muito tempo. Com a baixa imunização nós estamos vendo, por exemplo, novos os casos de rubéola e outras doenças graves”, explica o médico.

Com a intenção de conscientizar as pessoas sobre a importância de se imunizar, o dia 9 de junho é marcado no calendário da saúde como o Dia Munidal da Imunização. “Existem vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e as campanhas como o Dia Mundial da Imunização, reforçam a importância de manter as vacinas em dia para diminuir e erradicar algumas doenças”, ressaltou Alan.

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo e disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) 48 imunobiológicos, sendo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas para toda a população. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde de sua cidade ou com o Posto de Saúde mais próximo da sua residência.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente