Loop-X transforma neurocirurgia e ortopedia no Brasil

A Brainlab está introduzindo no mercado brasileiro um avanço significativo para a realização de cirurgias complexas com o Loop-X, seu mais recente sistema de tomografia digital intraoperatória por “cone-beam CT” (CBCT). Esse equipamento representa não apenas uma evolução, mas um salto gigantesco na capacidade dos cirurgiões de obterem imagens de alta qualidade durante os procedimentos, elevando assim os padrões de eficiência operatória.

O Loop-X oferece uma solução abrangente para uma variedade de procedimentos cirúrgicos, da neurocirurgia de base de crânio, passando pela neurocirurgia funcional, cirurgia de coluna, cirurgia de trauma, cirurgia bucomaxilofacial, ortopedia, entre outras, proporcionando imagens de raio-X, em 2D e 3D, em tempo real.

Com um campo de visão excepcionalmente amplo e recursos avançados de processamento de imagem, esse sistema permite uma visualização clara e precisa, enquanto reduz a exposição à radiação para pacientes e equipe médica. O diferencial do Loop-X está em sua engenharia inteligente. Apesar de seu campo de visão expansivo e suas capacidades avançadas, o sistema é compacto, ocupando menos espaço na sala cirúrgica do que os tradicionais. Além disso, sua capacidade de adquirir imagens não isocêntricas simplifica o posicionamento do paciente, tornando o processo cirúrgico mais eficiente e reduzindo o tempo de procedimento.

“O Loop-X possui abertura de 120 cm de diâmetro e campo de visão (FOV) de até 25 x 48 cm, ambos os maiores do mercado. Apesar disso, ocupa um espaço em sala de apenas 182 x 87 cm, o que é menos que um arco cirúrgico convencional. Com o campo de visão grande, aliado a recursos avançados de processamento de imagens, é possível realizar o procedimento com menos aquisições de imagem e, portanto, menor incidência de radiação para o paciente e a equipe.

O sistema é capaz de adquirir imagens não isocêntricas, ou seja, a região de interesse não precisa estar no centro geométrico do dispositivo, o que facilita o posicionamento do paciente em sala e promove um ganho de tempo cirúrgico, sobretudo no preparo para aquisição das imagens. Além disso, é um sistema robótico que conta com movimentos autônomos e controlados por um sistema de comando sem fios.”, explica Marcel Silva, diretor da Brainlab no Brasil.

Embora o Loop-X já tenha conquistado reconhecimento em outros países, sua chegada ao mercado nacional representa um marco significativo na evolução da cirurgia no país. No Brasil, o Loop-X é uma tecnologia recente, tendo seu registro aprovado pela Anvisa há pouco mais de 6 meses. No mundo, o dispositivo está presente na Europa, sendo a Espanha o principal centro, com cerca de 18 máquinas, além de Austrália, EUA e Japão. O Loop-X é parte de uma solução maior, chamada de “Suíte Robótica”.

Apenas seis hospitais no mundo contam com essa suíte, sendo o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, um deles.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina