Ter uma visão mais abrangente e detalhada de seus dados, permitindo uma análise mais precisa e estratégica para tomadas de decisões assertivas é, cada vez mais, primordial para os centros de medicina diagnóstica. Pensando nisso, a Shift, empresa brasileira de tecnologia da informação para medicina diagnóstica e preventiva, acelerou o desenvolvimento da solução de business intelligence (BI).
Com mais de 80 indicadores, 18 dashboards e relatórios pré-definidos de maneira inteligente, o Shift BI 4.0 permite, segundo a empresa, uma visão completa das operações e de processos importantes dos centros de diagnósticos. A solução é integrada à plataforma Shift, tecnologia 100% web e que atende às especialidades de análises clínicas, anatomia patológica e imagem.
“Nossa solução tem por objetivo apoiar os laboratórios com uma gestão baseada em informações sólidas e insights valiosos, impulsionando a excelência no setor e permitindo que as empresas alcancem níveis mais altos de qualidade, eficiência e sucesso nos negócios”, explica Adriano Basques, diretor de produtos da Shift.
Devido à parceria com a Qlik Sense Enterprise — empresa com mais de 38 mil clientes ativos globalmente, como Deloitte, Lenovo, Samsung e PayPal — foram liberadas atualizações para apoiar ainda mais a gestão, a qualidade e a eficiência operacional dos centros de diagnósticos. Entre elas está a introdução de novos indicadores, como faturamento recebido, em atraso e a receber; agendamentos cancelados (com listagem dos motivos de cancelamento), no-show e agendamentos previstos; além de sucesso na comunicação de resultado crítico e ocorrências abertas.
Os indicadores disponíveis apoiam ainda o atendimento aos requisitos legais, incluindo o artigo 54 da RDC 786/2023 e normas acreditadoras. Entre eles estão: recoleta, pontualidade, comunicação de resultado crítico, retificação de laudo, painéis epidemiológicos da microbiologia (BrCast) e outros.
“Vale destacar que, além da evolução tecnológica, a Shift oferece um processo diferenciado para implantação. Consultivas, personalizadas, e totalmente alinhadas ao contexto dos centros de medicina diagnóstica, as atividades de implantação valorizam o processo por meio de direcionamentos sistematizados, os quais são acompanhados em encontros de follow-up durante o período inicial de utilização da ferramenta”, afirma Basques.
Ele observa que fazer uma gestão por indicadores chaves olhando tanto para o cenário interno como para o externo é crucial para os serviços diagnósticos que buscam a sustentabilidade dos seus negócios e aderência às normas de acreditação e à legislação. “Ainda é muito comum que a gestão por indicadores seja feita manualmente com a inserção de um a um, em uma planilha Excel. Uma solução de business intelligence traz disponibilidade, com uma base histórica sempre atualizada e com informações bem próximas ao tempo real”, finaliza Basques.