Médicos e clínicas no metaverso? Como isso é possível? Pode ser bom para os pacientes? Foi com essas questões em mente que os dermatologistas Otávio Macedo, Karine Cade, Paula Rahal e Bruno Lages, da Clínica Otávio Macedo e Associados, foram estudar e entender melhor esse novo mundo virtual. O resultado das pesquisas foi que sim, os médicos não só podem como devem estar nesse novo ambiente online para se aproximar ainda mais dos pacientes — especialmente aqueles que vivem longe de São Paulo, onde a clínica física está.
“Somos apaixonados por tecnologia e sabemos que o metaverso é o futuro. Criamos a réplica da nossa clínica e a ideia agora é mostrar os serviços, cursos, palestras que fazemos também nesse ambiente”, diz o dermatologista Otávio Macedo.
O metaverso tende a ser a próxima grande era da vida online. Nesse ambiente, toda a experiência é 100% virtual, por meio de avatares que interagem entre si. O assunto ganhou mais relevância quando Mark Zuckerberg declarou estar investindo nisso — tanto que sua empresa mudou o nome de Facebook para Meta. Bill Gates afirmou que daqui a três anos, a maioria das reuniões de trabalho acontecerá no metaverso. “Não sabemos quando o metaverso será definitivo, mas vai mudar a forma de como o mundo se relaciona e teremos duas vidas: uma real e outra naquele ambiente. Por isso resolvemos já criar a nossa clínica”, afirma Macedo.
Por enquanto, a clínica no metaverso tem alguns ambientes que o visitante pode explorar e também em breve poderá ouvir os cursos e o podcast dos médicos, o “Clínica da Beleza”. Entre os cursos está o “Fellow Hands On”, uma plataforma de treinamento prático para médicos. Os cursos vão desde conceitos básicos até técnicas avançadas.
A clínica está no ambiente do Altspace e o interessado pode visualizar por meio do link do instagram da clínica.