Johnson & Johnson MedTech promove desafio de inovação aberta com startups

A Johnson & Johnson MedTech acaba de lançar a primeira edição do Medtech Challenge no Brasil, desafio de inovação aberta que conectará startups e hospitais em busca de soluções inovadoras e tecnológicas para a área de saúde. Promovida com o apoio da plataforma Distrito, a iniciativa conta com a participação dos hubs de inovação Inova HC, do Hospital das Clínicas (SP), e do Atrion, do Hospital Moinhos de Vento no Rio Grande do Sul. A proposta é conectar os parceiros às startups do ecossistema de healthtech a partir dos desafios, para que, trabalhando juntos, cheguem a soluções que tragam mais valor para o setor. 

A primeira etapa do processo, também realizada de forma colaborativa, foi justamente o mapeamento dos problemas e oportunidades de melhoria dentro dos dois hospitais participantes. Para tanto, a Distrito realizou workshops com um time multidisciplinar, que envolveu desde equipes de enfermeiros, área de administração e médicos, até os times de inovação. Entre os principais temas apontados estão avanços na jornada do paciente e aprimoramento de processos internos, visando otimizar fluxos.

A partir daí, foram definidos dois desafios que as startups poderão solucionar, ambos conectados a melhor assistência à saúde do paciente. O Hospital das Clínicas visa encontrar uma solução que aprimore a jornada de atenção primária de modo a desafogar a fila de espera no atendimento e otimizar o tempo de atendimento e permanência do paciente. Já o Hospital Moinhos de Vento busca uma solução inovadora de cadastro e consulta de dados de pacientes de forma rápida, integrada e facilitada. As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta, 21, pela página oficial do desafio.

“O propósito do Medtech Challenge é fomentar a inovação com nossos parceiros e identificar oportunidades de trabalho em conjunto”, explica a líder de soluções estratégicas da Johnson & Johnson MedTech Brasil, Bruna Cutrupi. Segundo ela, a pandemia acelerou o entendimento de que para solucionar as dores do setor de Saúde é necessário e cooperação intensiva entre os diversos atores do setor. “Por isso ainda, o desafio reúne profissionais de diversas formações e áreas, o que significa que podem preencher as lacunas de conhecimento uns dos outros e trazer novas perspectivas para a solução do problema proposto.”

Conexão Medtech Challenge 

Uma vez inscritas, as startups submetem suas propostas para uma avaliação inicial. Após a seleção das soluções mais promissoras, as startups apresentarão suas propostas durante o Pitch Day e serão avaliadas por uma banca examinadora, composta pela J&J MedTech e por líderes de inovação dos dois hospitais participantes. A ideia é identificar como os projetos e soluções têm sinergia com os negócios de ambos, gerando uma conexão.

Juntamente com o Medtech Challenge, a Johnson & Johnson MedTech também acaba de lançar a Comunidade Healthtech, uma iniciativa que visa reunir diferentes entidades do setor da Saúde para incentivar e fomentar discussões sobre temas como educação, inovação aberta, desafios corporativos e tecnologias exponenciais. O MedTech Challenge e a Comunidade Healthtech são projetos de iniciativa Latam da companhia, e pela primeira vez serão realizados no Brasil.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários