Área da saúde busca aplicar novas tecnologias para proteger seus profissionais da Covid-19

A importância do cuidado com a saúde foi colocada em evidência por conta da Covid-19. As soluções tecnológicas ganham visibilidade e crescem de forma acelerada na área da saúde. O relatório global da Philips, realizado anualmente, pesquisa três frentes: as lacunas no treinamento e educação em saúde; a tecnologia para ajudar a transformar o setor e a criação de um ambiente ideal de trabalho em saúde. De acordo com o índice Philips Future Health de 2019, no Brasil, 75% dos profissionais da área fazem uso de algum tipo de tecnologia digital ou aplicativo em suas práticas.

Um exemplo de solução disponível é o aplicativo Info Saúde, desenvolvido pelo Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia em 03 idiomas: português, inglês e espanhol e que vem sendo utilizado pela Fundação de Apoio ao Hemoam – Sangue Nativo, que administra os serviços ofertados pelo Laboratório Hemoam Diagnósticos. A ferramenta busca auxiliar no monitoramento de usuários com possíveis sintomas da Covid-19 que estão tanto em home office como aqueles que estão trabalhando presencialmente nas clínicas e laboratórios.

Os colaboradores do Hemoam Diagnósticos estão utilizando o Info Saúde, que está em processo de implementação na Fundação Sangue Nativo e já indica um retorno positivo. Segundo representantes da instituição, a tecnologia chegou para servir de apoio aos cuidados que estão sendo tomados com seus profissionais de todas as unidades, além de possibilitar que a equipe de gestão esteja ciente de como está o estado de saúde dos colaboradores.

Os profissionais do Hemoam Diagnósticos demonstraram se sentir mais seguros, visto que a empresa está se certificando de acompanhar a saúde individual de cada colaborador. Além disso, como a Fundação vem buscando se organizar da melhor forma para que todos se adaptem à rotina com o Info Saúde, reforça o interesse e cuidado com seus profissionais.

Atualmente, a distribuição da versão padrão é gratuita e o aplicativo vem sendo cada vez mais requisitado por organizações de vários setores. O Info Saúde está presente em 15 países, sendo utilizado por mais de 4 mil colaboradores e tornando o Sidia referência no desenvolvimento de soluções de forma rápida e eficiente. “Este aplicativo reforça como a inovação tecnológica pode impactar pessoas de diferentes localidades. Para o Sidia, é gratificante poder contribuir com uma fundação como a Sangue Nativo, que realiza mais de 1 milhão de exames por ano, e tem um papel de destaque na sociedade Amazonense”, aponta o gerente de Novos Negócios do Sidia, Paulo Melo.

Related posts

Engenharia Clínica? O desafio da gestão e manutenção de ativos hospitalares

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup