Inovação nos serviços de saúde transforma desafios em soluções

A expressão “só vive pra sempre quem morre o tempo todo” me leva a refletir sobre a constante necessidade de adaptação e reinvenção, não apenas no meu setor, mas em todos os mercados. Cada vez mais, vejo empresas e profissionais “morrendo” para suas antigas formas de trabalhar, hábitos e estratégias, e em busca de reinvenção e relevância. Ou seja, a capacidade de transformação é não apenas desejável, mas essencial para a sobrevivência de qualquer negócio.

Complemento essa ideia com uma reflexão: é preciso trabalhar para criar soluções que podem ameaçar o seu próprio negócio. Um dos principais focos dos hubs de inovação é identificar tudo o que pode levar ao colapso o modelo de negócio atual e, a partir das ameaças, direcionar esforços para desenvolver novos projetos. Você já se questionou sobre isso na sua empresa? E como profissional?

Aproveitando a tecnologia a seu favor

Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação significativa no comportamento do consumidor, impulsionada pela digitalização. Farmácias, que antes se concentravam apenas na venda de medicamentos, agora precisam abraçar a experiência do cliente, integrando a telemedicina e serviços de saúde personalizados. Estudo da McKinsey revelou que 75% dos pacientes estão dispostos a experimentar formas de atendimento digital que anteriormente não consideravam. Por isso, é importante refletir: qual é o objetivo do seu ponto de venda? Apenas gerar a venda ou se tornar um canal de experiência para o cliente?

A implementação de tecnologia de dados e Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a gestão de estoques, a análise de tendências de consumo e a oferta de serviços. Farmácias que investem em soluções de automação, como gestão de estoques em tempo real e análise preditiva, não apenas melhoram a eficiência, mas também se posicionam como líderes em inovação. Segundo a Accenture, empresas que adotam inteligência artificial podem aumentar seus lucros em até 38% até 2035. Enquanto isso, ainda existem empresas com medo da inteligência artificial.

E do ponto de vista dos profissionais da área? Honestamente, eu aposto em uma mudança de mentalidade completa. Você está desenvolvendo novas habilidades relevantes para o mercado atual? Consegue analisar dados relevantes para o seu negócio? Usa IA a seu favor para automatizar processos e acelerar entregas? Como está desenvolvendo suas soft skills? O que, se existisse hoje, faria você perder seu emprego?

À medida que avançamos, é vital que continuemos a “morrer” para nossas velhas maneiras de agir e abracemos o novo, com ética, cautela e responsabilidade, sempre. Sem a “morte” das antigas formas de trabalhar, não há espaço para a inovação. Se o velório não for das velhas práticas, prepare-se para enterrar sua empresa.

Albery Dias, diretor da Unidade de Negócios de Saúde na Interplayers.

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