Hospital Nossa Senhora das Dores (MG) adquire acelerador linear da Elekta

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), localizado na cidade de Ponte Nova (MG), adquiriu o acelerador linear Elekta Precise, dispositivo da Elekta que possibilitará a ampliação do Serviço de Radioterapia do Instituto do Câncer do hospital.

A aquisição do equipamento de radioterapia habilitará o credenciamento do HNSD no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo mais agilidade, conforto e segurança dos pacientes da região do Vale do Piranga, segundo José Bueno de Magalhães, gestor do hospital.

Magalhães acrescenta que, atualmente, o Instituto do Câncer do HNSD atende entre 450 e 500 pacientes ao mês, provenientes de 21 municípios. “Quando o acelerador da Elekta estiver em funcionamento, teremos serviço de oncologia completo e milhares de pacientes serão beneficiados, acabando com o deslocamento para tratamento em Belo Horizonte ou Muriaé.”

Tratamentos avançados de radioterapia

Equipamento 100% digital, o acelerador linear Elekta Precise é projetado para entregar tratamentos avançados de radioterapia, aliando alta tecnologia e precisão no posicionamento do paciente por meio da utilização de IMRT (radioterapia com intensidade modulada).

Atualmente, a IMRT é indicada principalmente para o tratamento de tumores de próstata, cabeça e pescoço, tumores ginecológicos, gastrointestinais e tumores do sistema nervoso central. Essa modalidade de tratamento também pode ser uma aliada no tratamento dos tumores pediátricos, devido à sua alta capacidade de redução da dose nos tecidos sadios.

O monitoramento de todo o funcionamento do Elekta Precise é feito de forma remota, diminuindo, assim, qualquer risco de parada do equipamento, permitindo uma manutenção preditiva em vez de corretiva.

O acelerador linear Elekta Precise conta com ferramentas de última geração que auxiliam no processo de planejamento e controle dos tratamentos. O Monaco® é um sistema de planejamento que utiliza o mais avançado algoritmo de cálculo do mercado, o Monte Carlo, para planejar e calcular os tratamentos. Outra ferramenta de ponta é o MOSAIQ, completo sistema de gerenciamento do serviço de radioterapia.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina