quinta-feira, abril 18, 2024
Home News Uso de IA para marcação de consultas cresce 84% em 12 meses, indica estudo

Uso de IA para marcação de consultas cresce 84% em 12 meses, indica estudo

por Redação
0 comentário

O uso da inteligência artificial (IA) para marcação de consultas aumentou 84%, na comparação entre janeiro deste ano e janeiro de 2021, sendo que seu emprego na grande maioria foi para o agendamento de teleconsultas com clínicos-gerais. Os dados são de pesquisa realizada pela BoaConsulta, empresa adquirida pela Pixeon, healthtech brasileira de sistemas de gestão para negócios da saúde.

De acordo com o estudo, deste crescimento nos agendamentos, 35% são feitos fora do horário comercial. As pessoas estão se acostumando a utilizar a tecnologia também para cuidar da saúde. Na quebra por especialidades médicas, a IA também vem sendo empregada em teleconsultas  nas áreas de cardiologia (2,67%), clínica médica (9,42%), dermatologia (4,85%), endocrinologia e metabologia (5,26%), gastroenterologia (4,61%), geriatria (2,53%), ginecologia (4,81%), pediatria (5,19%), pneumologia (4,64%) e psicologia geral (2,84%).

“Sabendo que 35% dos pacientes marcam suas consultas fora do horário comercial, ter um agendamento de consultas online pode aumentar o número de pacientes atendidos, já que a IA ficará ativa 24h por dia, sete dias por semana. Além disso, a experiência do usuário é mais satisfatória, visto que ele pode ter uma visibilidade de todos os horários disponíveis e, assim, agendar o que melhor corresponde à sua realidade, oferecendo assim a diminuição nos casos de cancelamento, já que escolheu o horário mais adequado para se cuidar da saúde”, comenta Felipe Clemente, CEO da Pixeon.

A plataforma do BoaConsulta também utiliza a IA para enviar SMS ou e-mail aos pacientes, lembrando-os das consultas agendadas. Dessa forma a porcentagem de faltas é menor, já que se ele não puder comparecer, pode cancelar e reagendar a consulta. Além disso, a plataforma também disponibiliza que os pagamentos de teleconsultas sejam realizados, digitalmente, por cartão de crédito, fazendo com que o negócio possa vender 24 horas por dia.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside