Uso de IA para marcação de consultas cresce 84% em 12 meses, indica estudo

O uso da inteligência artificial (IA) para marcação de consultas aumentou 84%, na comparação entre janeiro deste ano e janeiro de 2021, sendo que seu emprego na grande maioria foi para o agendamento de teleconsultas com clínicos-gerais. Os dados são de pesquisa realizada pela BoaConsulta, empresa adquirida pela Pixeon, healthtech brasileira de sistemas de gestão para negócios da saúde.

De acordo com o estudo, deste crescimento nos agendamentos, 35% são feitos fora do horário comercial. As pessoas estão se acostumando a utilizar a tecnologia também para cuidar da saúde. Na quebra por especialidades médicas, a IA também vem sendo empregada em teleconsultas  nas áreas de cardiologia (2,67%), clínica médica (9,42%), dermatologia (4,85%), endocrinologia e metabologia (5,26%), gastroenterologia (4,61%), geriatria (2,53%), ginecologia (4,81%), pediatria (5,19%), pneumologia (4,64%) e psicologia geral (2,84%).

“Sabendo que 35% dos pacientes marcam suas consultas fora do horário comercial, ter um agendamento de consultas online pode aumentar o número de pacientes atendidos, já que a IA ficará ativa 24h por dia, sete dias por semana. Além disso, a experiência do usuário é mais satisfatória, visto que ele pode ter uma visibilidade de todos os horários disponíveis e, assim, agendar o que melhor corresponde à sua realidade, oferecendo assim a diminuição nos casos de cancelamento, já que escolheu o horário mais adequado para se cuidar da saúde”, comenta Felipe Clemente, CEO da Pixeon.

A plataforma do BoaConsulta também utiliza a IA para enviar SMS ou e-mail aos pacientes, lembrando-os das consultas agendadas. Dessa forma a porcentagem de faltas é menor, já que se ele não puder comparecer, pode cancelar e reagendar a consulta. Além disso, a plataforma também disponibiliza que os pagamentos de teleconsultas sejam realizados, digitalmente, por cartão de crédito, fazendo com que o negócio possa vender 24 horas por dia.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários