Devido ao tabu associado à saúde masculina, homens têm deixado de se cuidar, ainda que 52% deles sofram de alguma doença crônica. Para piorar, cerca de 50% dos homens brasileiros jamais consultaram um urologista. De olho em ampliar o acesso a atendimentos médicos masculinos, a healthtech Omens criou uma plataforma para conectar pacientes e profissionais ao redor do Brasil, por meio de consultas remotas. Para acelerar seu crescimento, a startup acaba de receber um investimento de R$ 10 milhões liderado pela VOX Capital, que também contou com a participação dos fundos Green Rock, Aimorés Investimentos e Incubate Fund.
A Omens é dona de uma plataforma especializada em saúde masculina voltada diretamente ao paciente. Na proposta atual, hoje focada em saúde sexual, o homem escolhe entre as patologias listadas (problemas de ereção, ejaculação precoce, perda de libido ou outros problemas), responde a um questionário e é direcionado para uma consulta com um urologista.
O atendimento pode ser realizado por chamada de vídeo, ligação telefônica ou mensagem. O médico pode recomendar medicamentos, remédios manipulados ou até atendimento psicológico – disponível dentro da plataforma. Há também conteúdos informativos em blog e no Instagram, e em diferentes canais de podcast, além de vídeos e cursos para saúde sexual.
“Existe muita carência de médicos especialistas em saúde masculina fora do Sudeste: dos apenas 5 mil urologistas formados no Brasil, 30% deles estão concentrados na cidade de São Paulo. Com a telemedicina, conseguimos democratizar o atendimento e ganhar eficiência”, afirma Olivier Capoulade, CEO da Omens.
A startup já atendeu cerca de 20 mil pacientes, espalhados pelo Brasil inteiro — a consulta custa a partir de R$ 79. Capoulade afirma que 90% dos atendimentos são solucionados com a telemedicina. Nos outros 10% que exigem um acompanhamento mais próximo, o paciente é reembolsado e encaminhado para uma consulta presencial.
“Ainda existem tabus relacionados à saúde íntima masculina, e isso fica nítido quando observamos as estatísticas de um número de atendimentos bastante aquém do ideal. A Omens tem conseguido levar medicina especializada e escassa para as mais diversas regiões e classes sociais por um preço justo e com uma comunicação moderna, e o investimento da VOX Capital incentiva justamente a ampliação do acesso. Nós acreditamos no potencial de soluções que propiciem um mundo com mais pessoas plenas, vivendo com bem-estar físico, mental e social, e a Omens é uma dessas soluções”, destaca Livia Brando, diretora de venture capital da VOX.
Fundada em 2020 pelos amigos franceses Morgan Autret e Olivier Capoulade, que se conheceram trabalhando na operação do Ubercopter no Brasil, e pelo urologista brasileiro formado na USP e em Harvard João Brunhara, a healthtech foi inspirada em modelos similares já existentes na França e EUA.
Com o novo cheque, a meta da Omens é ganhar escala: a expectativa é atingir 150 mil pacientes em um período de até 24 meses. No médio prazo, além de preparar uma oferta B2B, a empresa também planeja expandir o serviço para outras vertentes como a dermatologia e a nutrição, sempre com ofertas relacionadas ao bem-estar masculino e à saúde integrada. A Omens atua para ser a empresa referência em saúde masculina no Brasil.