ABSS reuniu 10 startups para mostrar soluções inovadoras aos Hospitais no CONAHP 2024

A Associação Brasileira de Startups de Saúde e Healthtechs, ABSS – que conectou o ecossistema de inovação do mercado de HealthTechs – levou ao Congresso Nacional de Hospitais Privados – CONAHP 2024, em São Paulo, 10 startups inovadoras para expor suas soluções no Pavilhão do Futuro em um estande único que era uma ‘ilha’ de inovação. As startups mostraram o potencial de transformação dos hospitais com apoio de Inteligência Artificial, Machine Learning, plataformas disruptivas, soluções de gestão integrada, de cuidado e de comunicação com o paciente.

“Os hospitais, assim como as grandes empresas, são estruturas rígidas e devido às fortes regulamentações e ao fato de lidarem com vidas humanas, no passado tinham mais dificuldades para transformar seus processos. Hoje em dia, as startups e healthtechs tornaram o caminho da inovação mais seguro, pois as empresas testam os produtos sem interferir no dia a dia dos hospitais e trazem inovações de maneira ágil. Nosso estande mostrou como o futuro da saúde pode ser mais fácil e melhor para os gestores e pacientes”, afirma o presidente da ABSS, Bruno Borghi, que também é executivo da CTC.

As startups associadas da ABSS que fizeram parte do estande foram: Certivia, ClickNurse, Doutor ao Vivo, EUVENDO Saúde, Intellidoctor.ai, Join4, Naxia, Nick Saúde, Nilo Saúde e Wellon. “Observe que, o hospital do futuro será amplamente influenciado pelas inovações tecnológicas que já estão sendo desenvolvidas hoje, especialmente por startups de saúde e healthtechs. A ABSS representa hoje mais de 400 startups no Brasil, dentro de nosso estande central, mostramos mais de 70 soluções tecnológicas além das que foram expostas por estandes na ilha da inovação”, comenta Cláudio Coelho, vice-presidente da ABSS e CEO da Farmaco.

No evento, os gestores de hospitais puderam entender como as soluções de inteligência artificial, tal qual as oferecidas pela Intellidoctor.ai, aprimoram a precisão dos diagnósticos, auxiliando médicos a tomar decisões rápidas e assertivas. A EUVENDO Saúde lançou uma inovadora Plataforma de Health Data, que permite levar aos executivos um panorama completo de hospitais, desde fluxo de pacientes até listagem de equipamentos. A plataforma identifica polos de saúde, facilita a comunicação entre profissionais do setor, monitora a incidência de doenças e a demanda por cirurgias e serviços, entre outras funções.

A telemedicina, já popularizada com plataformas como Naxia e Doutor ao Vivo, prática comum no ambiente das clínicas, pode ser uma aliada importante dos hospitais, principalmente para especialidades e acompanhamento de casos crônicos. A automação de processos é tema de startups como a Certivia, que apresentou suas soluções de certificação e compliance para o setor de saúde, facilitando a adequação de hospitais e clínicas às normas regulatórias; e a Join4, que mostrou como a automação inteligente de processos pode ajudar a alcançar eficiência operacional.

Além disso, o cuidado domiciliar será uma extensão natural dos hospitais, graças a startups como ClickNurse, que facilita o acompanhamento e tratamento em casa. A Wellon Digital mostrou soluções inteligentes para tornar a comunicação mais fluida entre médicos, clínicas e pacientes, o que na prática resulta no melhor atendimento e na criação de um relacionamento de confiança.

Related posts

Publicado edital para contratação de 2 mil profissionais para Hospital Federal de Bonsucesso

No Dia do Médico, Pague Menos e Extrafarma lançam programa Médico Ouro

Transformando a cibersegurança em vantagem operacional no setor de saúde