A Lenovo, em parceria com o Instituto do Coração – InCor HCFMUSP – o maior hospital de cardiologia da América Latina – anuncia o lançamento do TRAdA (Telemonitoramento Remoto Assistido de Arritmia), uma plataforma inovadora que auxilia na identificação de eventos de arritmia. Ela alavanca o poder da inteligência artificial em um dispositivo IoT vestível para monitoramento cardíaco em tempo real.
No Brasil, mais de 20 milhões de pessoas sofrem de alguma forma de arritmia cardíaca, uma condição responsável por mais de 320.000 mortes súbitas a cada ano no país, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). Isso torna o monitoramento eficaz e a intervenção precoce cruciais. Por meio de um dispositivo vestível discreto e confortável, o TRAdA monitora continuamente os batimentos cardíacos e os sinais elétricos do coração, usando algoritmos avançados de IA para identificar potenciais eventos de arritmia em tempo real. Durante o telemonitoramento, alertas críticos são enviados para um painel de monitoramento designado, permitindo que os profissionais de saúde tenham uma visão geral do paciente e intervenham de forma rápida e eficiente.
Validado tecnologicamente dentro do InCor por meio de 3 etapas de desenvolvimento clínico envolvendo 253 participantes, o TRAdA demonstrou ser uma solução tecnológica abrangente e inovadora para monitoramento e atendimento remoto de pacientes. Na etapa 3 do projeto, foi realizada uma prova de conceito para testar a solução em 51 pacientes em pós-operatório de cirurgia cardiovascular, visando identificar a ocorrência de arritmias quando o paciente estava em seu ambiente domiciliar. Mais uma vez, o TRAdA demonstrou sua eficácia ao identificar episódios de arritmia e gerar alertas que permitiram diagnóstico preciso e tratamento adequado.
O período crítico de 72 horas após a alta hospitalar, identificado pela pesquisa cardíaca brasileira, é particularmente vulnerável a complicações, e a solução da Lenovo oferece suporte essencial durante essa janela. “Vemos uma oportunidade em um mercado significativo e inexplorado no Brasil para provar uma solução de gerenciamento de risco de arritmia mais econômica e eficiente. Acreditamos que essa abordagem inovadora não só contribuirá para salvar vidas, mas também aumentará os recursos do sistema de saúde, ajudando a reduzir custos e melhorar a qualidade do atendimento. ” explica Ricardo Bloj, presidente da Lenovo Brasil.
Por meio de seu compromisso com o rigor científico, inovação tecnológica e uma abordagem centrada no paciente, a Lenovo visa revolucionar a detecção e o tratamento de arritmia, salvando vidas e melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. “Após a validação bem-sucedida do mercado no Brasil, planejamos expandir nossa solução para novos mercados na América Latina nos próximos dois anos, garantindo que nosso sistema seja adaptado à demografia específica e ao cenário regulatório de cada região”, diz ele.
“A inovação em saúde não se trata apenas de novas ideias, produtos e soluções, mas também de como podemos integrá-los ao atendimento ao paciente e superar os desafios atuais do envolvimento do paciente em sua jornada de tratamento, como o monitoramento remoto de parâmetros fisiológicos que identificam potenciais arritmias. Se esses eventos forem diagnosticados mais rapidamente, ações preventivas e corretivas podem ser tomadas precocemente, resultando em maior segurança do paciente. Este é um dos principais motivadores para esta parceria com a Lenovo – criar pontes colaborativas que promovam inovação sinérgica”, comenta o pesquisador líder do projeto TRAdA, Prof. Fabio B. Jatene, VP do InCor e coordenador do InovaInCor.