Primeiro avatar de IA fotorrealista para pessoas que vivem com Alzheimer e demência lançado pela Lenovo e Innovations in Dementia

Na Lenovo Tech World, a empresa  em colaboração com a Innovations in Dementia , lançou o Alzheimer’s Intelligence, um avatar 3D fotorrealista com IA personalizada com base nas experiências vividas por pessoas com demência e Alzheimer. Este projeto de prova de conceito dá às pessoas e famílias que navegam em um diagnóstico de demência acesso 24 horas a um avatar conversacional que oferece conselhos selecionados que priorizam precisão, privacidade e compaixão.

“Globalmente, há cerca de 55 milhões de pessoas vivendo com demência, e espera-se que esse número chegue a 139 milhões até 2050”, disse o Dr. David Llewellyn, Professor de Epidemiologia Clínica e Saúde Digital na Universidade de Exeter. “Os avanços da IA ​​na iniciativa ‘Alzheimer’s Intelligence’ da Lenovo demonstram como a tecnologia tem o potencial de aprimorar a interação humana, oferecendo uma ferramenta valiosa para dar suporte a indivíduos vivendo com demência, tanto no presente quanto no futuro.”

Nesta aplicação pioneira, a Lenovo foi pioneira no uso de IA possibilitado por seu portfólio abrangente de soluções tecnológicas, de individuais a empresariais. A tecnologia combinada agrega experiência em primeira mão e conselhos de centenas de pessoas reais vivendo com demência e Alzheimer em um avatar 3D responsivo e fotorrealista capaz de ter uma conversa natural e sem script. Com esta prova de conceito, uma pessoa diagnosticada com demência está a apenas um clique de distância de um recurso de conversação e auxílio em tempo real.

“Com os avanços recentes e sempre crescentes em IA, precisamos aproveitar essa tecnologia de forma proposital e responsável para comunidades que podem ser negligenciadas pela tecnologia inovadora”, disse Doug Fisher, Chief Security and AI Officer da Lenovo. “Isso faz parte do nosso compromisso de entregar uma IA mais inteligente para todos — desenvolvendo e implementando tecnologia que pode capacitar todos em todas as escalas.”

O avatar foi criado a partir de uma composição de imagens de 10 pessoas vivendo com demência e Alzheimer. A partir da pose inicial de cada imagem, a IA generativa extrapolou rostos para vários milhares de outras expressões e ângulos inspirados pelo sujeito. Estes foram então agregados em um conjunto de dados, que se mistura com o rosto de um artista filmado para criar a imagem de “Liv”, o avatar da IA.

Um grande conjunto de dados de modelo de linguagem (LLM) do conselho que Liv pode transmitir foi criado usando dados que vieram diretamente de experiências de pessoas vivendo com demência, incluindo entradas do projeto Dementia Diaries da Innovations in Dementia e entrevistas em profundidade. Cada vez que um usuário faz uma pergunta (por meio de Speech-to-text), o LLM consulta o conjunto de dados para fornecer respostas baseadas em texto à pergunta do usuário, expressas usando a linguagem da “persona” criada para Liv e com base na base de conhecimento construída para Liv. As respostas são então expressas usando um sintetizador vocal criado para o projeto. A “análise de sentimentos” é usada para analisar o sentimento subjacente da resposta, que é refletido na expressão facial da IA ​​quando ela fala. Finalmente, a IA visual 4k em tempo real é usada para permitir que a fala gerada pelo sintetizador vocal pareça ser falada em tempo real.

O Alzheimer’s Intelligence permitirá que pessoas que foram recentemente diagnosticadas com demência façam perguntas que somente alguém que viveu com a doença pode responder, incluindo entender os desafios do dia a dia, discutir a doença com a família e explorar novos hobbies. Crucialmente, toda a experiência foi projetada para ser acessível, exigindo conhecimento mínimo de tecnologia e priorizando a interação natural e familiar.

O avatar está atualmente sendo testado por pessoas com demência em um ambiente controlado com o objetivo de torná-lo mais publicamente disponível no futuro.

O projeto Alzheimer’s Intelligence oferece uma nova maneira de acessar facilmente insights valiosos obtidos de dados baseados em pessoas reais que vivem com demência e Alzheimer. Embora as informações sejam abrangentes, a equipe de desenvolvimento tomou muito cuidado para aplicar proteções claras à IA e garantir que nenhum conselho médico seja oferecido pelo avatar. Isso incluiu trabalhar em estreita colaboração com o Dr. Llewellyn e a Innovations in Dementia, que aconselharam e consultaram sobre a construção e os testes do avatar.

A IA foi treinada e testada para esse caso de uso específico, e o projeto foi projetado e trazido à vida com dispositivos, serviços, software, servidores e soluções de nuvem da Lenovo. Esta é a primeira vez que as soluções prontas para IA da Lenovo se uniram para desenvolver um avatar desse tipo. Dispositivos e soluções incluem:

O parceiro de tecnologia da Lenovo, Kaleida, que liderou o desenvolvimento do avatar e da IA ​​subjacente, aproveitou os serviços profissionais de IA da Lenovo para dar suporte aos processos e à segurança

Laptops ThinkStation P7server, ThinkPad T14s Gen 6 e ThinkPad X1 Carbon Gen 12 AIPC, bem como monitores e acessórios Lenovo Legion e ThinkVision.

“Quando as pessoas são diagnosticadas com demência pela primeira vez, elas podem se sentir perdidas, com tantas perguntas sobre o que está acontecendo. Esta IA não substitui o contato humano, mas o que ela faz é oferecer uma fonte de segurança e aconselhamento com conhecimento e compaixão, baseada diretamente nas experiências e sabedoria de outras pessoas com demência”, disse Steve Milton, Diretor de Inovações em Demência. “É ótimo ver líderes de tecnologia como a Lenovo priorizando um uso tão inovador da IA ​​de uma forma que não apenas reconhece e a expertise de pessoas com demência, mas a aproveita de uma forma tão única para dar suporte a outras pessoas quando elas mais precisam.”

A Innovations in Dementia afirma que cerca de 20% das pessoas que chegam até eles têm menos de 65 anos e podem viver muitos anos com a condição. A ONG promove uma visão positiva, mas realista, da demência: embora ela mude a vida, não precisa acabar com ela.

“Reconhecemos a importância de dar a todos uma voz na inovação”, disse Doug Fisher da Lenovo. “Com enormes avanços em IA e tecnologias mais inteligentes, agora é a hora de explorar e pilotar novas maneiras criativas de usar tecnologia como IA de forma ponderada e responsável, para o bem maior. Em última análise, trata-se de reimaginar um futuro onde a tecnologia é para — e de — todos, dando a todos uma voz no que eles querem da tecnologia mais transformadora da nossa geração.”

Related posts

Acessibilidade e segurança: interação de pessoas com deficiência visual com a tecnologia de biometria facial

IA aplicada ao estudo personaliza aprendizado e planejamento para prova de residência médica

Güntner abre frente para atender indústria farmacêutica