Osteoartrite poderá afetar mais de 1 bilhão de pessoas até 2050

Publicado na revista Lancet em agosto de 2023, um estudo do Instituto para IHME (Métricas e Avaliação em Saúde) dos Estados Unidos projeta que, até 2050, a osteoartrite poderá afetar mais de 1 bilhão de pessoas. No Brasil, dados do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) revelam que mais de um terço dos pacientes diagnosticados no Instituto apresentam osteoartrite.

A osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma condição comum que afeta as articulações, resultando no desgaste progressivo da cartilagem que as reveste. Esse desgaste prejudica a capacidade da cartilagem de amortecer impactos e proporcionar uma superfície de deslizamento suave entre os ossos, levando a sintomas como dor, inchaço e limitação de movimento nas articulações afetadas. A osteoartrite pode impactar significativamente a qualidade de vida, sendo uma das principais causas de dor crônica e restrição funcional.

Dr. Marco Aurélio Silvério Neves

Segundo o Dr. Marco Aurélio Silvério Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em cirurgia de quadril e joelho, a prática de uma atividade física regular é extremamente benéfica aos portadores de osteoartrite. Isso porque ajuda a reduzir a dor e a rigidez nas articulações, aumentar a flexibilidade, a força muscular, a saúde do coração e a resistência ao esforço.

Muito além de fazer bem para o organismo e para a saúde como um todo, a prática de atividades físicas também é fundamental para o fortalecimento dos ossos, uma vez que o exercício físico feito de maneira regular aumenta a força muscular e auxilia assim, no fortalecimento dos ossos e das articulações, garantindo uma melhor qualidade de vida.

Para finalizar, o ortopedista destaca que a osteoartrite é uma doença crônica não transmissível (DCNT) que acomete as articulações e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma das principais causas de redução da qualidade de vida no mundo. Ou seja, a mudança de hábitos e a inclusão de rotina diária de exercícios se faz fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Related posts

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

Grupo Vivhas cresce e expande operações em seu primeiro ano de atividade