Genéricos puxam crescimento do setor varejista brasileiro

Os genéricos registraram o maior crescimento do varejo farmacêutico brasileiro em 2024, frente às demais categorias de medicamentos. O salto foi de 13,5%, chegando a R$ 17,8 bilhões, enquanto o total do varejo obteve crescimento de 11,1%, movimentando R$ 158,4 bilhões. O balanço foi elaborado pela Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), com dados da IQVIA.

“Os medicamentos genéricos são importantes para possibilitar o acesso à saúde e bem-estar dos brasileiros. Eles são produtos mais acessíveis e os distribuidores garantem a ampla disponibilidade em farmácias e drogarias”, afirma Oscar Yazbek Filho, presidente-executivo da Abafarma.

O crescimento manteve os genéricos como terceira categoria de maior relevância do varejo, com 11,2% do total faturado, atrás dos produtos não medicamentosos (35,5%) e medicamentos de prescrição (37,9%).

Com relação às unidades, os genéricos também apresentaram a maior alta nacional, com crescimento de 9,7%, chegando a 1,8 bilhão de medicamentos comercializados. Isso representa 22,4% do total de 8,1 bilhões de unidades vendidas em 2024. Em todo o país, o volume de produtos comercializados aumentou 5,2%.

Dos R$ 158,4 bilhões faturados pelo varejo farmacêutico, as vendas por distribuição foram responsáveis por 55,7%, o equivalente a R$ 88,3 bilhões. Enquanto as vendas diretas responderam por 44,3%, com R$ 70,1 bilhões. Os valores foram todos aferidos pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias.

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