sexta-feira, março 29, 2024
Home News Hospital Pilar automatiza farmácia com solução da italiana Sinteco

Hospital Pilar automatiza farmácia com solução da italiana Sinteco

por Redação
0 comentário

O Hospital Pilar, de Curitiba (PR), especializado no atendimento geral de alta complexidade, optou pela solução da Sinteco, divisão de negócios da Bucci Automations, para a automação de sua farmácia. A instituição de saúde é a primeira da América do Sul a implantar o equipamento Pegasus da Sinteco, voltado à gestão automática de medicamentos em dose unitária que permite que o processo de dispensação de medicações seja mais rápido e seguro. São mais de 60 mil pacientes atendidos anualmente em sua estrutura, por uma equipe de cerca de 300 médicos, além de 290 enfermeiros e técnicos.

Sinteco

O diretor da Sinteco Hospitalar, Marco D’Inca, destaca que o equipamento Pegasus é capaz de agrupar as medicações e identificar a prescrição pelo nome do paciente, em menos de um minuto. “Esta é uma solução que auxilia as farmácias hospitalares a reduzir custos, otimizar a logística e obter total rastreabilidade dos medicamentos. Ao contar com uma solução que faz automaticamente a administração dos medicamentos e a distribuição de prescrições personalizadas, as equipes do hospital passam a ter mais tempo para o atendimento dos pacientes”, disse.

“Em países desenvolvidos, a farmácia hospitalar é voltada para a área clínica e tem grande interface com as equipes assistenciais. O farmacêutico otimiza a atuação na farmácia para ficar mais próximo ao paciente e à equipe que o atende diretamente”, diz o diretor executivo do Hospital Pilar, Luis Rodrigo Milano.

“Já no Brasil, estamos caminhando para este futuro com a farmácia clínica sendo cada vez mais reconhecida. Para isto, o ciclo da assistência farmacêutica, que inclui a seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e uso dos medicamentos, precisa estar muito bem estabelecido. É necessário garantirmos que o medicamento certo chegue ao paciente certo, na hora certa e na dosagem correta. E, para que aconteça essa dedicação farmacêutica, é indispensável um sistema automatizado que contemple barreiras de segurança (desde à prescrição à dispensação), rastreabilidade de todos os processos, bem como mão de obra especializada e muito bem treinada”, explica.

Destaca ainda que com investimento em tecnologia é possível garantir a qualidade e a segurança dos processos hospitalares. “Antes do equipamento Pegasus da Sinteco a dispensação de medicamentos era inteiramente manual. Com a automação da nossa farmácia, comprovamos o quanto investir em tecnologia é essencial. A ideia é que o uso de recurso avançado contribua para dar suporte à decisão clínica no ato da prescrição médica e auxiliar o farmacêutico na validação da prescrição. Desse modo, o medicamento pode ser dispensado com segurança e qualidade, e com o devido controle de estoque que acontece em todas as etapas do processo de uma maneira ágil e confiável. O relacionamento com a Sinteco tem sido excelente, dinâmico e bastante promissor”.

Hospital Pilar 

Fundado em 1964, por João Iltaumyr Milano e Milva Schruber Milano, o Hospital Pilar está localizado na cidade de Curitiba (PR), numa área de 10 mil m2, onde presta atendimento geral de alta complexidade, 24 horas – incluindo casos de urgência e emergência para pacientes conveniados e particulares. Com certificação ONA nível 2 (Acreditado Pleno), presta atendimento para mais de 40 especialidades através de uma equipe de cerca de 300 médicos, além de 290 enfermeiros e técnicos. Aproximadamente 60 mil pacientes são atendidos anualmente em seus consultórios.

Dentre os seus diferenciais está o trabalho com a filosofia de humanização e o alto investimento em tecnologia. Além de usufruir da farmácia hospitalar automatizada, seus pacientes se beneficiam de UTI humanizada (apartamentos com direito a acompanhante 24 horas); centro cirúrgico interligado com a “nuvem”; câmara de oxigenoterapia hiperbárica, entre outros avanços. Adicionalmente, o hospital mantém diversas iniciativas em prol do paciente, como uma comissão de controle de infecções hospitalares, um grupo de terapia multiprofissional do paciente oncológico e o projeto “Música no Hospital”.

Sinteco

Rastreabilidade de medicamentos, sinteco

Equipamento Pegasus

A Sinteco, divisão de negócios da Bucci Automations, é especialista global na automação de processos. A empresa atua mundialmente no âmbito da automação industrial, reunindo mais de três décadas de experiência na criação, desenvolvimento e produção de máquinas especiais e linhas robotizadas. Em 2002 houve a criação da unidade de negócios, Hospital Automation, inteiramente dedicada a projetos e produção de sistemas automatizados para o setor hospitalar. Desde a sua fundação na Itália, já foram realizadas mais de 2,7 mil instalações em diversos países, dentre as quais estão mais de 50 hospitais ativos. A Sinteco também está presente no Brasil com uma filial em Vinhedo (SP), onde oferece estrutura de pós-venda consolidada e técnicos capacitados para atender às demandas em todo o território nacional.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside