quinta-feira, março 28, 2024
Home News Ventilador pulmonar desenvolvido pelo projeto Inspirar é utilizado em paciente com insuficiência respiratória

Ventilador pulmonar desenvolvido pelo projeto Inspirar é utilizado em paciente com insuficiência respiratória

por Redação
0 comentário

O ventilador pulmonar desenvolvido pela Tacom, por meio do projeto Inspirar, foi utilizado, pela primeira vez, em um paciente. Médicos intensivistas da Rede Mater Dei de Saúde utilizaram o equipamento VI-C19 em um paciente em contexto de pós-operatório, que demandava ventilação mecânica. “Durante o tempo em que o respirador esteve operante, os médicos identificaram que ele cumpriu todas as funcionalidades previstas e necessárias para o cuidado naquele momento”, afirmou o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador. Ainda de acordo com Salvador, o resultado obtido foi excelente e o paciente já não está mais dependente da ventilação invasiva.

O equipamento já havia sido aprovado em mais de 300 testes realizados para que fosse possível obter a homologação por parte da Anvisa, concedida no último dia 3. Desde então, os ventiladores já podem ser utilizados e comercializados por hospitais de todo o Brasil. “Conseguimos a homologação na classe mais difícil da Anvisa, a Classe III. Foram muitas exigências, muitos testes, mas é um orgulho entregar ao mercado um equipamento tão completo, eficiente e inteligente, capaz de salvar muitas vidas”, comemora o diretor comercial da Tacom, Marco Antônio Tonussi.

O VI-C19, desenvolvido com o apoio de uma equipe de médicos intensivistas da Rede Mater Dei de Saúde, engenheiros, programadores e desenvolvedores, utiliza dois módulos para fazer a ventilação: o volume controlado (VCV) e o modo pressão controlada (PVC).

No último dia 14, durante evento fechado realizado na Cidade Administrativa, a primeira remessa dos equipamentos encomendados pela Fiemg foi entregue ao governo de Minas, que fará a destinação para hospitais da rede pública e filantrópicos do Estado, de acordo com critérios definidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os ventiladores pulmonares chegam ao mercado com valores mais acessíveis que os produtos semelhantes, além de serem mais fáceis de manusear.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside