BP faz parceria com a CESAR School e cria curso de IA focado em saúde

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do país, firmou parceria com a CESAR School, escola do centro de inovação CESAR, para a criação do curso “IA para Médicos”, voltado para médicos, gestores, empreendedores e demais profissionais de saúde. O objetivo é oferecer o aprendizado sobre como a inteligência artificial pode ser usada para promover ganhos de eficiência e rendimento no contexto da medicina.

Os pilares do programa foram divididos em quatro módulos em formato remoto e um workshop 100% presencial com atividade prática na BP — com duração total de 30 horas, distribuídos ao longo de nove semanas. O curso vai apresentar aos profissionais da saúde conceitos sobre a ciência de dados, machine learning, IA generativa, processamento de linguagem natural e visão computacional. Além disso, todo o conteúdo também abrange assuntos como ética e questões regulatórias, aplicações da IA na pesquisa médica, desafios da IA na medicina, ganho de escala com IA e os impactos dessa tecnologia na carreira médica. A primeira turma está prevista para começar em outubro, e as inscrições podem ser realizadas aqui.

As aulas serão ministradas por profissionais da BP e da CESAR School, como o médico Gustavo Guimarães, coordenador geral do Departamento de Cirurgia Oncológica e do Programa de Cirurgia Robótica da BP; Julia Ballavenuto, especialista em  clínica médica na BP; Alexandre Mattos, gerente executivo de Inovação na BP; Felipe Marques da Costa, líder da equipe de pneumologia Copan na instituição; e JP Magalhães, principal technical data science manager na CESAR.

De acordo com Lilian Quintal Hoffmann, diretora executiva de tecnologia e inovação da BP, a parceria com a CESAR vem para fortalecer a tradição da instituição no mercado, que é aliar medicina de ponta, inovação e tecnologia. “O uso de IA na saúde já é uma grata realidade e cursos de capacitação como este vão ao encontro da necessidade do mercado, que é capacitar cada vez mais profissionais da saúde para suportar a demanda com qualidade”, afirma a executiva.

“Estamos muito felizes em anunciar essa parceria. A medicina e a inovação estão cada vez mais caminhando lado a lado, e é fundamental que os profissionais da área se reciclem com frequência para entregar o melhor aos pacientes”, diz Victor Hugo D’Albuquerque, diretor executivo da CESAR School. “Temos certeza de que o curso irá contribuir muito para o setor e estamos animados com essa nova etapa”, conclui.

Cenário

Segundo relatório recente do Goldman Sachs, a IA generativa poderá aumentar o PIB global em 7% em uma década, o que corresponde a mais que o tamanho combinado das economias da Índia e Reino Unido. Neste contexto, cresce a necessidade de discutir as possibilidades de uso no setor da saúde e questões éticas e regulatórias.

Na medicina, a inteligência artificial tem o potencial de oferecer uma série de possibilidades inovadoras. Com o uso de algoritmos sofisticados e técnicas de machine learning, a IA pode analisar grandes volumes de dados médicos, identificar padrões complexos e fornecer informações valiosas para auxiliar médicos e profissionais de saúde na tomada de decisões.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários