Home Gestão Em parceria com a TrackingTrade, Reckitt eleva estratégias de vendas no Brasil

Em parceria com a TrackingTrade, Reckitt eleva estratégias de vendas no Brasil

por Redação
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O Brasil é marcado por possuir um mercado vasto e diversificado, o que torna o canal indireto de vendas essencial para a distribuição de produtos. Isso vale para qualquer material que possa ser distribuído no varejo, seja alimentício, higiene, cosméticos, vestuário e outros.

Após entender esse setor e as necessidades de aprimorar a operação de seu canal indireto de vendas no País, a Reckitt Comercial, multinacional de bens de consumo de higiene, saúde e nutrição, que possui grandes marcas em seu portfólio, como Veja, Vanish, SBP, Jontex, Luftal e Sustagen, encontrou na TrackingTrade, empresa brasileira especializada em soluções tecnológicas, a ferramenta ideal para gerir melhor a distribuição de seus produtos no país, resultando em uma solução inovadora e customizada que trouxe significativos ganhos operacionais e estratégicos para 45 centros de distribuição e mais de 3 mil vendedores representantes da Reckitt em todo o Brasil.

“Pequenas lojas, incapazes de comprar diretamente das fábricas devido a limitações logísticas, dependem dos distribuidores para receber os produtos. Diante disso, pensamos e construímos uma solução para os mais de 3 mil vendedores da Reckitt espalhados pelo Brasil pudessem personalizar o atendimento a cada cliente, tornando assim, o atendimento mais fácil e alinhado com aquilo que os pequenos lojistas precisavam”, afirma Pablo Zapata, CEO da TrackingTrade.

Desafios do canal indireto de vendas

Ao considerar essa necessidade e superar o desafio de garantir que os vendedores se concentrassem na promoção dos produtos da Reckitt, não apenas em tirar pedidos para os lojistas, a TrackingTrade desenvolveu uma aplicação que transformou toda atuação dos vendedores no ponto de venda.

“A solução integrada permitiu que cada vendedor tivesse acesso a dados detalhados sobre histórico de compra dos clientes, as metas da Reckitt e sugestões de produtos estratégicos a serem oferecidos em cada ponto de venda. Dessa forma, garantimos maior assertividade no momento de oferecer produtos necessários para cada comerciante”, detalha Zapata.

A aplicação também facilitou a execução de ações de trade marketing, permitindo que os vendedores coletassem dados sobre a presença de produtos concorrentes e gerenciarem promoções diretamente no aplicativo. Com isso, a Reckitt pôde auditar e controlar o cumprimento das metas e ações promocionais, garantindo maior eficiência e assertividade em suas estratégias comerciais.

“A capacidade de monitorar a atuação dos vendedores e ajustar as estratégias de vendas de forma dinâmica resultou em uma gestão mais precisa e alinhada por parte da Reckitt. Com isso, a empresa passou a ser mais assertiva em suas estratégias de novos negócios, desenvolvimento de produtos e até mesmo a destinação ideal de mercadorias para cada região do país, complementa”, completou o CEO da TrackingTrade..

Ainda de acordo com Zapata, a ferramenta trouxe um nível de entendimento sobre a necessidade do mercado, permitindo que a Reckitt investisse de maneira mais assertiva seus recursos e suas estratégias. “Nossa solução proporcionou uma profunda análise de dados, com gráficos detalhados de preço médio, volume de vendas e margem de lucro por loja, permitindo assim que a Reckitt tomasse decisões baseadas em informações precisas e atualizadas”, reforçou.

Resultados e benefícios

A parceria com a TrackingTrade não apenas digitalizou processos, mas também criou diferenciais competitivos que elevaram a performance do canal indireto de vendas da Reckitt no Brasil.

A capacidade de controlar remotamente a execução de campanhas de trade marketing e o cumprimento de metas de vendas proporcionou uma visão clara e precisa das operações, permitindo ajustes rápidos e eficazes.

“Ao longo do tempo, a tecnologia desenvolvida pela TrackingTrade se mostrou imprescindível para a gestão operacional e estratégica da Reckitt, destacando a importância da inovação tecnológica em um mercado tão complexo quanto o brasileiro. A implementação da solução garantiu ao grupo resultados significativos na eficiência operacional, além de proporcionar um maior controle comercial e compliance sobre as operações de vendas”, finaliza Zapata.

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