A Saludii, a primeira plataforma digital que conecta nutricionistas e pacientes, está pronta para mudar a maneira como os brasileiros encaram a saúde alimentar. Pioneira neste segmento, a startup lançou recentemente sua plataforma digital, que visa conectar nutricionistas e pacientes em todo o Brasil. Seu objetivo é impactar positivamente a vida das pessoas, das empresas e, consequentemente, da sociedade e quer propagar a importância e o impacto da saúde alimentar. A expectativa é faturar mais de R$1 milhão no primeiro ano de atuação e impactar cerca de 37,5 mil usuários.
A Saludii surgiu no ecossistema da USP, o NEU (Núcleo de Empreendedorismo da USP) e foi acelerada pelo StartNEU, mas, foi em março de 2023 que iniciou sua operação. Atualmente, são mais de 200 nutricionistas cadastrados e há mais de 50 empresas interessadas no negócio. Já a idealização veio da percepção do co-fundador da marca, Gustavo Brian, sobre os desafios enfrentados pelos brasileiros no que diz respeito à saúde alimentar. O Brasil enfrenta dois principais obstáculos: a falta de consciência sobre a importância da nutrição adequada e as barreiras financeiras que impedem as pessoas de acessarem serviços de nutricionistas.
“A falta de conscientização sobre a saúde alimentar, se deve, em grande parte, à ausência de ensino sobre o assunto na base educacional brasileira e à disseminação de informações incorretas sobre dietas e nutrição”, avalia Gustavo Brian, CEO da Healthtech. A startup busca preencher essa lacuna, oferecendo acesso fácil a nutricionistas qualificados e informações confiáveis sobre nutrição.
Além disso, a realidade econômica no país torna o acesso a serviços de nutrição um desafio. A renda média no país não chega a R$4mil, o que faz com que a consulta a um nutricionista seja algo inacessível para a maioria e sofra uma despriorização. “Uma pessoa adulta que paga aluguel, estudos e sustenta uma família, nem pode cogitar a possibilidade de se consultar com um nutricionista, que cobra, em média, R$250,00 por consulta, além da manutenção alimentar semanal e/ou mensal”, completa Brian.
Por isso, a Saludii tem entre as premissas oferecer uma solução acessível e conveniente, inclusive, com pacotes e parcerias junto de empresas, em formato de benefício aos colaboradores. “As empresas têm entendido que elas têm um papel social. Do nosso lado, a gente consegue fazer pacotes e políticas flexíveis e, por outro, por meio das parcerias com as empresas elas conseguem, ao ver valor em nossa plataforma, oferecer nosso pacote como benefício para colaboradores e atuar na retenção de talentos, além do aumento da eficiência e produtividade pela melhor qualidade de vida causado pelo cuidado adequado com a saúde alimentar”.
Embora lançada este ano, a startup tem a ambição de se tornar o maior hub de nutrição da América Latina, reunindo todo o universo da nutrição em uma única plataforma digital. Atualmente, seus planos incluem uma variedade de serviços, desde consultas avulsas com nutricionistas até planos premium para cuidados contínuos e acesso a descontos com parceiros. Uma consulta avulsa com um nutricionista custa a partir de R$100.
Além disso, a Saludii já estabeleceu parcerias estratégicas com empresas do setor da saúde como Corpo & Vida Suplementos, Physicial Pharma e E1 Suplementos, para oferecer uma abordagem completa para a saúde e o bem-estar. E também, lançou recentemente seu podcast ‘Nutrir e Aprender’, com o objetivo de desmistificar a alimentação e quebrar tabus relacionados ao tema.
A healthtech está otimista em relação ao futuro, além da expectativa de faturamento e de usuários impactados, a startup espera fazer mais de 500 parcerias com empresas neste período e chegar a mais de 1mil nutricionistas cadastrados. A marca afirma que está em busca de parceiros e investidores. “Nós estamos prontos para desempenhar um papel genuíno de transformação Nós queremos propagar a conscientização e importância da saúde alimentar para todas as pessoas”, finaliza Brian.