Güntner abre frente para atender indústria farmacêutica

A Güntner do Brasil, com sede em Caxias do Sul-RS e que abastece em torno de 70% do mercado nacional em seu segmento de sistemas de resfriamento e refrigeração, conquista um novo mercado: o da indústria farmacêutica, em crescimento no País. A expectativa da fabricante na Serra gaúcha, integrante de um grupo multinacional com mais de 90 anos presente na Europa e com operações na Ásia e América, é que os negócios para este setor representem até 15% do total das vendas no próximo ano.

O primeiro passo foi dado a partir de contrato com uma das líderes mundiais na produção de medicamentos para tratamento de diabetes, instalada no País. “Trabalhamos para nos tornar referência na produção de torres de resfriamento e estamos preparados para atender aos novos mercados como o da indústria farmacêutica”, afirma o diretor-presidente da Güntner, Osni Roberto Caron Filho.

Para atender a esse nicho, a fabricante produz soluções customizadas de resfriamento de alto desempenho e precisão, que é necessário tanto nas etapas de produção e processamento de produtos farmacêuticos como no armazenamento de matérias-primas e de estoques e na climatização de prédios industriais. Para isso a Güntner fornece torres de resfriamento (Drycooler Adiabático High Density ou ADCHD) que permitem manter a temperatura necessária, porém com consumo de água até 80% menor e com redução da emissão de dióxido de carbono, o que assegura maior sustentabilidade.

No caso do maior cliente atendido da indústria farmacêutica, o fornecimento foi de um conjunto de 11 equipamentos contendo 198 ventiladores de alta eficiência. Cada torre em operação pesa o equivalente a 17 toneladas. “São projetos de alto valor agregado, e nossa fábrica no Brasil está pronta para atender aos mercados mais exigentes, como o europeu e o norte-americano, com produtos com certificação ASME e/ou PED (Pressure Equipament Directive)”, diz a gerente da Divisão de Refrigeração Comercial & HVAC da Güntner no País, Débora Faili. A executiva menciona que, além das tecnologias agregadas aos equipamentos, o atendimento ao setor farmacêutico também requer uma série de normas, regulamentações e certificações. “A Güntner traz essas soluções com qualificação e inspeção de processos, muitas das quais são também fundamentais ao atendimento a outras frentes de negócios”.

Desafio teve cooperação internacional

O desafio de atender um novo segmento movimentou a parte de treinamento e desenvolvimento de pessoal para além da sede brasileira. Para garantir a uniformidade em processos, recentemente funcionários de Caxias do Sul fizeram intercâmbio em outras unidades do grupo, como na matriz, em Munique, e integração na unidade do México, visando o potencial para outra divisão de negócio da Güntner, o de data centers. A empresa atende também as áreas de produção de biogás e biometano e petroquímica, entre outras, a partir do seu parque fabril, no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.

Related posts

Engenharia Clínica? O desafio da gestão e manutenção de ativos hospitalares

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup