Walban Damasceno de Souza é o novo presidente do Conselho de Administração da ABIMED

Walban Damasceno de Souza, diretor de unidade de negócio da Becton Dickinson (BD), assume a presidência do Conselho de Administração da ABIMED-Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde para o biênio 2020-2021. Simone Agra, gerente geral da Edwards Lifesciences para a América Latina, ocupa a vice-presidência.

Advogado com especialização em Direito Público Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Souza possui mais de 25 anos de experiência em indústrias de produtos médicos e farmacêuticos. Antes da BD, ocupou cargos na Bristol Myers Squibb, Takeda Pharma e Alcon Laboratórios do Brasil. Ativo na defesa setorial da saúde, é também presidente do conselho da ABIIS (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde) e Diretor dos conselhos da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) e da CBDL (Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial).

Simone Agra é a primeira mulher a ocupar a vice-presidência do Conselho de Administração da ABIMED. Com 30 anos dedicados à Saúde, assumiu posições de gestão regional em Marketing, Vendas e Unidades de Negócio na BD e Allergan. Desde 2016, lidera o processo de crescimento da Edwards Lifesciences na América Latina. É Administradora de Empresas, com Especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Business School São Paulo e University of Toronto. Especializou-se em Governança Corporativa e Mercado de Capitais pela BI International e University of Columbia. Integra também o conselho da Fundação Edwards, que apoia projetos educacionais voltados à doença valvar cardíaca.

O Conselho de Administração da ABIMED é composto ainda pelos diretores Adriano Caldas, presidente da Johnson&Johnson Medical Devices no Brasil; Armando Lopes, CEO da Siemens Healthineers no Brasil e responsável pela área de Diagnóstico por Imagem na América Latina; Bert Bender, presidente da B. Braun Brasil; Carlos Pinho, Gerente de Relações Públicas e Projetos Especiais na Fresenius Medical Care; Eduardo Verges, Gerente Geral da Boston Scientific; Fernando Guerra, Gerente Geral da Stryker do Brasil; Miguel Velandia, Vice-presidente Brasil da Medtronic; Patricia Frossard, Presidente da Phillips Brasil e responsável pela área Jurídica e de Compliance na América Latina; Roberto Alvarenga, Vice-presidente para a América Latina da Biotronik e, como suplente, Antonio Nasser, Presidente da Baxter Brasil.

Na composição da Comissão de Ética estão os titulares Angelo Celso de Oliveira da Silva, Gerente de Healthcare Compliance da Johnson & Johnson; José Vinicius Garcia Eboli, Diretor Jurídico, Compliance e Assuntos Regulatórios  da Roche Diagnóstica Brasil; Gabriela Ignotti Pellegrino, Gerente de Ética e Compliance para América Latina da Edwards Lifesciences, e os suplentes Fernando Ferraz Monte Bocchio, da Novartis (Alcon Laboratórios do Brasil); José Genesi Junior, Corporate Controller da Croma Pharma Produtos Médicos e Thiago José Vieira de Negreiros, Gerente de Assuntos Regulatórios & Compliance Liaison  da Galderma Brasil.

Já o Conselho Fiscal é integrado por Cristina Saito, Controller da Biotronik; Edilson Oliveira, Chefe da área financeira da Fresenius Medical; Fábio Davanzo de Oliveira, Diretor Financeiro para América do Sul da Elekta Medical Systems; e pelos suplentes Fernanda Guimarães, Diretora Financeira para a América Latina da Edwards Lifesciences; Paulo Pestana, Diretor Financeiro da BD Brasil e Rodrigo de Almeida Lorenzo, Diretor Financeiro para América Latina da Siemens Healthineers.

Related posts

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

IA aplicada ao estudo personaliza aprendizado e planejamento para prova de residência médica