terça-feira, abril 23, 2024
Home News Moinhos de Vento lança projeto de qualificação do uso de dispositivos de assistência circulatória no SUS

Moinhos de Vento lança projeto de qualificação do uso de dispositivos de assistência circulatória no SUS

por Claudiney Santos
0 comentário

O Hospital Moinhos de Vento lança no próximo dia 23, quarta-feira, em Porto Alegre, o Projeto DACs (Dispositivos de Assistência Circulatória). A iniciativa, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), visa qualificar o uso dos DACs. O evento acontece concomitante a realização do curso de capacitação em assistência circulatória mecânica.

Os DACs têm conquistado grande espaço em centros de excelência para o tratamento de pacientes com Insuficiência Cardíaca Avançada e em casos em que o coração entra em falência aguda. Com sua crescente importância na literatura internacional, bem como os bons resultados obtidos com esses equipamentos, o Hospital Moinhos de Vento, através do Escritório de Projetos Proadi-SUS propôs a formação de uma rede de hospitais integrada que testará o uso destes dispositivos, permitindo uma discussão ampla sobre a incorporação dos dispositivos no sistema público de saúde.

O projeto contará com a participação de quatro instituições da região Sul do Brasil: Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Instituto de Cardiologia de Porto Alegre; Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas; e Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

O Projeto DACs, como uma das suas entregas, realizará uma capacitação dos profissionais do SUS para uso destes dispositivos em um curso estruturado pela renomada entidade ELSO (Extracorporeal Life Support Organization). A atividade, realizada entre os dias 20 e 23 de fevereiro no Moinhos de Vento, contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. Será feito, ainda, um estudo para avaliar o custo-efetividade desses dispositivos, além de apoio a implantação do Programa de Assistência Mecânica Circulatória em hospitais do SUS.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside