Bionexo aumentar eficiência operacional e análises consultivas para os clientes

A Bionexo, empresa de soluções web para e-commerce hospitalar, tem apostado na inteligência analítica para aprimorar a qualidade das informações e com isso suportar seu comprometimento com a transparência e ética nas relações comerciais na indústria da saúde. A companhia, responsável por integrar digitalmente toda a cadeia produtiva do setor, utiliza a plataforma da MicroStrategy para elaborar análises, tanto para atender às necessidades de gestão interna como para apoiar seus parceiros comerciais a tomarem as melhores decisões de negócios.

Fundada em 2000, a Bionexo está estruturada no Brasil e presente em outros quatro países, ocupando posição de liderança em seu mercado de atuação na América Latina e Europa. Seu foco é criar oportunidades de negócios voltados a compras hospitalares em meio digital, incluindo desde materiais, medicamentos, alimentos, papelaria, produtos de limpeza até equipamentos de manutenção e informática. Mundialmente são mais de 18 mil fornecedores, 1,2 mil hospitais atendidos e R$ 4,9 bilhões transacionados em suprimentos anualmente.

De acordo com Fabio Wakim Trentini, CIO da Bionexo, o BI tem um papel crucial nesse contexto e permitiu não só trazer mais eficiência operacional, como também otimizar o tempo de elaboração dos relatórios e melhorar a qualidade das informações fornecidas para os seus gestores e clientes. Antes do início do projeto, há pouco mais de um ano e meio, o processo era extremamente operacional e realizado manualmente, o que levava semanas e, muitas vezes, demandava algum tipo de retrabalho por parte da equipe. Após a adoção efetiva de inteligência, em poucas horas, é possível gerar análises completas, com mais precisão e com base em terabytes de dados históricos.

“A Bionexo é uma empresa comprometida em fornecer soluções efetivas para seus clientes, ajudando-os a alcançar o melhor resultado financeiro e incrementar a gestão do seu negócio. Por isso, buscamos continuamente novas tecnologias que nos ajudam a atingir esses objetivos. O BI suporta o principal diferencial, que é prover análises baseadas em dados reais, com grande veracidade. Conseguimos mostrar para os nossos parceiros o quanto ele está economizando ao utilizar os nossos serviços e o impacto que isso traz para seus negócios”, ressalta.

Com base no cruzamento de dados provenientes de diversas fontes, respeitando a confidencialidade das informações, a Bionexo tem a capacidade de entregar uma série de estudos e dashboards que permitem aos departamentos de compras dos hospitais entenderem não só o seu comportamento, mas também o do mercado. Esses relatórios podem ser disponibilizados e visualizados para os clientes via web na própria plataforma.

Por outro lado, a solução analítica também trouxe benefícios para a gestão da própria Bionexo. O corpo diretivo obtém uma visão muito mais detalhada do que acontece, especialmente em relação ao cumprimento ou não das metas corporativas. A área de pós-vendas também consegue identificar as necessidades dos seus clientes e, com isso, alcançar um perfil muito mais consultivo, o que ajuda a diversificar a oferta de produtos e serviços e atender com mais precisão.

A Bionexo utiliza a versão MicroStrategy 10.2  e pretende migrar em breve para a 10.3, que acaba de ser lançada. Para o desenvolvimento do projeto e efetiva utilização da ferramenta contou com o treinamento e o apoio de especialistas da empresa. “Especialmente após a adoção da versão 10.2 conseguimos obter visualizações muito mais aprimoradas e isso impactou bastante em nossos negócios, fortalecendo a cultura analítica dentro da nossa empresa”, explica Trentini.

Related posts

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

IA aplicada ao estudo personaliza aprendizado e planejamento para prova de residência médica